A ação, intitulada “Mobilidade e afetos: acessibilidade em museus”, será em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o grupo Orla Cultural.
Envolver diversos setores em um processo participativo auxilia instituições a tornarem seus espaços convidativos, abertos e inclusivos. Pensando na importância do tema da acessibilidade, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá uma mesa redonda online sobre o assunto no dia 2 de março, às 15h, pela plataforma Zoom. A ação, intitulada “Mobilidade e afetos: acessibilidade em museus”, será em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o grupo Orla Cultural.
Na ocasião, as palestrantes irão apresentar as diversas perspectivas (atitudinal, arquitetônica, expositiva, comunicacional e educacional) relacionadas ao conceito, assim como ideias e estratégias adotadas em experiências executas em equipamentos culturais.
Integrando a mesa, estará a gestora do núcleo educativo do Museu do Café, Daniella Oliveira, profissional graduada em Estudos Sociais, com licenciatura plena em História. É especialista em patrimônio cultural: preservação e memória e atuou nas áreas de educação não formal e formal na rede pública do Estado de São Paulo e dos municípios de Guarujá e Praia Grande.
Na ocasião, também marcará presença a coordenadora do setor educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso. Ela é graduada em Artes Plásticas e, atualmente, gerencia o programa de acessibilidade do MF, dentro do qual desenvolveu projetos premiados, como o “Deficiente Residente”. A arquiteta Silvia Arruda completa a lista de convidados, trazendo para a conversa suas vivências relacionadas aos mais de 300 projetos de expografia especializada em acessibilidade de edifício. Em 2013, seus esforços renderam reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por meio de uma premiação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://cem.sisemsp.org.br (é necessário estar logado no sistema para visualizar a página). São 40 vagas disponíveis e, quem aderir, receberá certificado de participação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail educativo@museudocafe.org.br.
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)
R$ 10,00 e meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 08 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br