Intitulado Cafeteria Escola, o projeto oferece cursos, oficinas, seminários e workshops sobre gestão de negócios, torra e técnicas agrícolas sustentáveis
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) participará da inauguração da Cafeteria Escola do Centro de Educação Ambiental (CEAC), no dia 13 de agosto, às 15h, na sede do CEAC em Caconde, interior de São Paulo.
O objetivo é promover capacitações e treinamentos especializados para produtores rurais da região, com um atendimento especial para as mulheres e jovens que trabalham e vivem no campo.
O programa conta ainda com a parceria de Faesp e Senar, e oferecerá cursos, oficinas, seminários e workshops sobre gestão de negócios, torra de café e técnicas agrícolas sustentáveis.
A cafeteria, que também é uma escola, abre as portas para que os empreendedores possam entender formas de reduzir custos, acessar os equipamentos de uso coletivo e transformar seus produtos, agregando valor e fortalecendo o associativismo.
A ideia de criar o CEAC foi do presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, que idealizou um centro totalmente sustentável e que pudesse servir à comunidade local, promovendo a conscientização ambiental, capacitação e treinamento, desenvolver projetos sustentáveis, dentre outros objetivos.
Entre os presentes, estarão: Fabricio Andrade, Presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, e Tirso Meirelles, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Sistema Faesp/Senar-SP).
“O projeto Café Escola é mais uma iniciativa da Associação alinhada ao seu compromisso em buscar práticas mais sustentáveis, com resultados que beneficiem a sociedade como um todo.
Ao unir forças em prol deste tema, podemos criar um futuro mais próspero e com equidade para todos.
Através do projeto, firmamos o compromisso com a capacitação dos produtores”, explica Christianne Monteiro, Coordenadora de Projetos e Sustentabilidade da ABIC.
Ademar Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Caconde comenta: “O projeto trata de questões importantes, como energia, água, transporte, descarbonização, resiliência climática e geração de energia limpa. Iremos implantar um viveiro de mudas do qual iremos doar 40 mil unidades para os produtores locais, com a intenção de promover a sustentabilidade. Somos gratos à ABIC pela parceria”.
O Centro de Educação Ambiental de Caconde
O deque do CEAC é revestido com madeira ecológica proveniente de embalagens flexíveis de café pós-consumo, que foram separadas cuidadosamente por uma cooperativa de catadores de São Paulo.
A iniciativa é uma ação do Recicle! É Tudo de Bom!, projeto desenvolvido pela ABIC para estimular a logística reversa e a reciclagem na cadeia cafeeira, promovendo a economia circular.
Um dos objetivos é reduzir o impacto ambiental, transformando as embalagens de café em outros produtos que podem ser utilizados em diferentes estruturas.
Ao todo, o projeto reaproveitou mais de 400 mil embalagens e deverá atender cerca de 300 pessoas da região.
PARTICIPE DA APRESENTAÇÃO DO CAFÉ ESCOLA. CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!
Assessoria de Imprensa da ABIC | Usina da Comunicação
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura