Abic: redução da tarifa de energia ajuda a atenuar baixa rentabilidade

13 de setembro de 2012 | Sem comentários Consumo Torrefação

11/09/2012


Venilson Ferreira | Agência Estado
 
O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Nathan Herszkowicz, afirmou que, embora o setor não seja um grande consumidor de energia elétrica, a redução de 28% no preço das tarifas é importante, pois a maioria das empresas opera com baixa rentabilidade. A medida deve ser anunciada oficialmente hoje, às 11 horas, pela presidente Dilma Roussef.
 
Nathan Herszkowicz disse que o preço da matéria-prima e os impostos como Pis/Confins e ICMS representam mais de 70% dos curtos das indústrias torrefadoras de café, vindo em seguida mão de obra, embalagem e energia elétrica. “Mesmo assim qualquer economia é bem vinda, porque ajuda a recuperar um pouco da rentabilidade que o setor perdeu nos últimos anos”, diz ele.
 
O dirigente afirmou que a baixa rentabilidade das indústrias nos últimos anos está associada ao custo da matéria-prima de formas distintas. Ele explicou que entre 2006 e 2010 os preços das matérias-primas se mantiveram estáveis, enquanto os demais custos subiram (logística, embalagem etc), sem que as indústrias conseguissem repassar para o preço final.
 
Nathan Herszkowicz afirmou que de 2011 para cá os preços da matéria-prima dispararam, com volatilidade grande, sem que as indústrias tivessem tempo de repassar as altas de custos para o varejo. Segundo ele, nos últimos dois anos as indústrias conseguiram repassar apenas 20% do aumento de custos, quando deveriam ter repassado 55%.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.