27/11/2006 17:11:32 –
São Paulo, 27 – A combinação entre o avanço de 5% das vendas físicas e a perspectiva de aumento de preços no mercado interno deve provocar um aumento de 15% no faturamento da indústria de café torrado e moído no próximo ano. As vendas devem resultar numa receita de R$ 5,7 bilhões, conforme estimativas da estimativa da Associação Brasileira da Indústria de café (Abic).
As vendas de café torrado e moído no mercado interno devem crescer 5% no próximo ano em relação às 16 milhões de sacas estimadas pela Abic para este ano. “A estimativa de crescimento está em linha com nossa meta de consumo, de 20 milhões de sacas no mercado nacional até 2010”, disse o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz. A expectativa da indústria é que os preços do café verde continuem subindo por força de uma safra menor e dos estoques reduzidos no País.
Por isso, o preço do café torrado e moído também deve evoluir na mesma proporção para o consumidor final, disse Nathan Herszkowicz. Ele observou que os números apresentados durante o Encafé mostram que o preço do café subiu muito pouco nos últimos 12 anos, com aumento de 13% desde 1994. “Ao mesmo tempo, a inflação no período subiu mais de 200% e o preço pago pela cesta básica avançou 135%”, afirmou.