A ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café passará a avaliar, a partir da safra que começa a ser colhida em maio, a qualidade da produção nacional. “Vamos produzir o ‘Guia da Qualidade dos Cafés do Brasil’, que será publicado no mês de setembro e que permitirá aos empresários nacionais, e demais industriais do mundo, conhecer as características de nossos grãos, estimulando a oferta de produtos diferenciados e de alta qualidade”, diz Almir José da Silva Filho, presidente da entidade.
Na primeira edição do Guia serão avaliadas diversas regiões e microrregiões cafeeiras, cobrindo os principais Estados produtores, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. Uma equipe de especialistas, entre classificadores e provadores, fará o estudo da safra, em um trabalho conjunto com técnicos de cooperativas e associações de produtores. Além da classificação física dos grãos e avaliação sensorial da qualidade global da bebida na xícara, a equipe levantará informações sobre processos e métodos de secagem dos lotes, condições climáticas, geográficas e meteorológicas de cada localidade.
“O Guia será uma referência da alta qualidade dos nossos cafés, colaborando com o trabalho realizado pelos profissionais de compra das empresas para a aquisição de lotes de boa qualidade”, diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC. “O Brasil possui uma diversidade imensa de aromas e sabores, e o Guia mostrará esse leque de opções, acompanhando anualmente a nossa produção”.