31/05 14:37 – O Estado de São Paulo |
São Paulo, 31 – A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) lançou a certificação dos cafés em três categorias de produtos: tradicional, superior e gourmet, que já estão estampados em 20 marcas de café torrado e moído. A ação faz parte do Programa de Qualidade do Café (PQC).
De acordo com o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, essa é a única certificação de café que avalia tanto a consistência do processo de fabricação quanto a qualidade global, e que tem como objetivo ampliar o consumo de café no Brasil com base na contínua melhoria da qualidade do produto oferecido aos consumidores. ‘A meta este ano é fazer o mercado crescer para 16,5 milhões de sacas, ou seja, aumento de 6% em relação a 2005, quando foram consumidos 15,5 milhões de sacas.’
O diretor da Abic explica que a certificação em categorias de produto é vantajosa para consumidores, indústria e varejo. Para o consumidor, diz ele, tem caráter educativo e é o primeiro passo para mostrar as diferenças, inclusive, entre as marcas produzidas por uma mesma indústria.
A categoria é identificada pelo Símbolo de Qualidade, uma rosácea impressa na embalagem que traz informações sobre tipo de café; sabor e aroma – se suaves ou intensos; moagem – que pode ser fina, média ou grossa; tipo de bebida; corpo – se leve ou encorpado e, finalmente, a torra, que pode ser clara, média ou escura. As informações são de O Estado de S. Paulo |