Abic lança nova campanha de marketing

2 de setembro de 2014 | Sem comentários Consumo Torrefação

Revista Espresso – 27/08/14


Com o tema Tudo que é Puro é Melhor, Associação pretende divulgar a importância da qualidade dos cafés


Amanda Ivanov


Nesta terça-feira (26/8), a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) apresentou a nova campanha de marketing que promoverá o Selo de Pureza, presente há 25 anos nas embalagens de cafés com o objetivo de disseminar conhecimento sobre qualidade do produto.


Com o slogan “Tudo que é Puro é Melhor”, a campanha alcançará veículos de comunicação como TV, rádio, web, revistas, redes sociais e mídias de elevadores de edifícios comerciais, com linguagem jovem e informal, associando o conceito de pureza, e também de qualidade, aroma e sabor.


O Selo de Pureza atesta a qualidade dos cafés torrados e moídos de empresas associadas ou não, disponibilizados para o consumidor final. A qualidade dos cafés é assegurada por meio de testes rigorosos realizados pela equipe da Abic em vários estados do País, para garantir que não há nada além de café dentro das embalagens.


A divulgação da nova campanha na mídia está prevista para 1º de setembro.


Avaliação


O diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, explicou à Espresso como funciona essa certificação. “Quem adere ao Programa Permanente de Controle da Pureza do Café da Abic se compromete a preservar a pureza do café em todas as marcas. O programa é voluntário, mas uma vez que a marca aceita ser associada, assume o compromisso de ter cafés puros em todos os produtos de sua linha, se tiver duas marcas ou mais, todos tem que ser selo de pureza, pois todos são avaliados”, informa.


Segundo ele, os cafés são coletados por uma empresa contratada pela associação que é responsável por retirar as embalagens de cafés das prateleiras de estabelecimentos comerciais e levar para análise. “Essa coleta não é feita dentro da indústria de café para não haver interferência do que será coletado e analisado, ela é feita no mercado, seguindo um mapa de coleta que será revelado somente na hora da retirada do produto, os coletores vão até um município e só vão saber onde é o estabelecimento quando eles estão a caminho”, explica.


Os cafés são coletados e identificados com um envelope inviolável codificado com o termo de coleta e assinado por testemunhas, de maneira que a análise do café não possa ser questionada depois pela empresa que eventualmente venha a ser punida com impurezas e penalizada.


“Isso é repassado para uma rede com 4 laboratórios situados em Minas Gerais e São Paulo, especializados em análise de microscopia, com uma equipe de quase 30 técnicos que fazem 3 mil análises por ano”. Após esse processo, os resultados são emitidos. As marcas que contém impurezas em seus produtos são penalizadas com base no estatuto da Abic. “O programa é importante para monitorar, apesar das impurezas e fraudes serem pequenas em proporção ao mercado, esse selo tem a finalidade de monitorar a qualidade dos produtos”, ressalta.


Caso a empresa não seja associada da Abic, a associação comunica o ocorrido, dando direito de resposta à marca. Se o problema persistir, é denunciada aos órgãos de defesa do consumidor.

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