Será lançada quarta-feira (30), em Brasília, a 4ª Edição Especial dos Melhores cafés do Brasil. O evento, no Brasília Alvorada Hotel, acontecerá durante café da manhã que contará com a presença dos industriais e dos cafeicultores cujos lotes integram esta nova seleção de aroma e sabor, além de autoridades e representantes do Ministério da Agricultura, pasta que apóia esta ação promovida pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de café.
A edição é composta de 17 marcas, que chegam ao mercado em embalagens sofisticadas e identificadas pelo selo “cafés Premiados do Brasil – Safra 2007”, numericamente controlado. Este ano, essa série exclusiva homenageia os 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, movimento que justamente teve início com a vinda de trabalhadores para as fazendas de café no interior de São Paulo.
Lançada em 2005, a Edição Especial tem como objetivo promover junto aos consumidores, e em parceria com o varejo e lojas de especialidades de todo o País, os cafés de alta qualidade. Assim como nos anos anteriores, todas as marcas têm como matéria-prima os grãos vencedores do Concurso Nacional ABIC de Qualidade do café.
Considerado um dos maiores certames do gênero no mundo, participam do Concurso Nacional apenas os lotes vencedores dos torneios realizados pelos Estados produtores, nas categorias café Cereja Descascado e café Natural (definição do modo de preparo do lote). Estes torneios, em 2007, foram disputados por mais de mais de 3.500 cafeicultores. Os lotes finalistas do Concurso Nacional foram adquiridos pelas indústrias em leilão realizado em 17 de novembro, cujos lances resultaram no ranking final do certame. São esses grãos que integram a 4ª Edição Especial dos Melhores cafés do Brasil.
Edição Especial
A 4ª Edição dos Melhores cafés do Brasil tem como marcas top café Campeão e café Vista Linda, do Espírito Santo; Astoria Real (Toko), de Minas Gerais, e café Guidalli, de Santa Catarina.
Essas marcas foram produzidas com os grãos do lote vencedor do Concurso Nacional, do cafeicultor Pedro Bergamo Neto, dono da Fazenda Santa Angélica, de Taquarituba, São Paulo. Seu lote obteve o maior lance no leilão: foi adquirido pelas quatro empresas por R$ 2.520,00 a saca, um valor cerca de 10 vezes acima dos preços pagos no mercado pelos cafés de alta qualidade. Além de vencedor do Concurso Nacional, o lote de Pedro Bergamo também conquistou o 1º lugar na categoria café Cereja Descascado.
A seguir, a relação das marcas que integram a edição deste ano e os respectivos lotes de origem.
Santés, da empresa baiana café Sobesa, e Baronesa Gourmet, da empresa mineira café Baronesa, foram produzidas com os grãos cultivados na Fazenda São Paulo, localizada em Bonito (BA), de propriedade da empresa DEIL – Dílson Empreendimentos Imobiliários Ltda., 2º lugar na categoria Cereja Descascado do Concurso Nacional ABIC.
café Letícia, Fino Grão e Cajubá, marcas mineiras que adquiriram o lote de grãos produzidos no Sítio João Altoé, de Castelo, no Espírito Santo, pertencente à cafeicultora Adriana Altoé. O lote ficou em 3º lugar na categoria Cereja Descascado do Concurso Nacional ABIC.
Premiados Tiradentes Brasil, marca da café Tiradentes, e café Caiçara Edição Especial, marca da café Caiçara, ambas as empresas paulistas e que adquiriram o lote da Fazenda Natureza, localizada em Tomarina, no Paraná, e que pertence ao cafeicultor Ronieri José Mazetto. O lote ficou em 4º lugar na categoria Cereja Descascado.
café Pelé, de São Paulo, café Damasco, do Paraná, e café Toko e café Bom Dia, de Minas Gerais. Esse grupo de empresas adquiriu o lote campeão da Categoria cafés Naturais, produzido na Fazenda Baixa Funda, em Piatã, na Bahia, pelo cafeicultor Gilzemar de Souza Bello.
café da Cocari Alto Vácuo, marca de Cooperativa Agropecuária e Industrial, do Paraná, produzida com os grãos cultivados no Sítio Asami, de Marialva, pelo cafeicultor e associado Yassumassa Asami. O lote ficou em 2º lugar na Categoria cafés Naturais.
Mitsui Alimentos, empresa que adquiriu o lote que ficou em 3º lugar na Categoria cafés Naturais. São cafés cultivados na Fazenda Cachoeira da Grama, situada em São Sebastião da Grama, São Paulo, pelo cafeicultor Lindolpho de Carvalho Dias.
SERVIÇO:
Lançamento da 4ª Edição Especial dos Melhores cafés do Brasil
Dia 30 de abril – quarta-feira – 8h30 durante café da Manhã
Local: Brasília Alvorada Hotel (antigo Blue Tree)
Fone para contato: (11) 9666.6243
ABIC – Associação Brasileira da Indústria de café
Divulgação: Tempo de Comunicação
Jorn. Resp.: Marília Moreira (MTb 11.381) – Contato: Eduardo Buitron
Fone/Fax: 11 – 3868-4037
Fonte: Maxpress
Autor: