Tempo de Comunicação
Com a presença do ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC lançará quarta-feira (16), durante café da manhã no Blue Tree Park de Brasília, às 9h00, a 3ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil. São 18 marcas, acondicionadas em embalagens sofisticadas e identificadas pelo selo “Cafés Premiados – Safra 2006/2007”, numericamente controlado, que chegam a partir deste mês nas principais redes varejistas e lojas de especialidades de todo o País.
Estes cafés, que equilibram corpo, sabor, aroma, doçura e grau de acidez de forma perfeita, foram adquiridos pelas indústrias em novembro passado, no leilão dos lotes vencedores do 3o Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Este é um dos maiores certames do gênero no mundo, pois só participam os lotes pré-selecionados e indicados pelos próprios Estados produtores, a partir dos concursos regionais que contaram, ao todo, com mais de 4 mil participantes em 2006.
O concurso nacional foi disputado por 9 lotes. São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia concorreram, cada um, com 1 lote na categoria Cafés Naturais e 1 lote na categoria Cafés Descascados. O Espírito Santo concorreu apenas na categoria Cafés Naturais. O grande vencedor foi o café produzido em Piatã, na Bahia, pelo cafeicultor Nelson Xavier Jones, da Fazenda Espírito Santo. Seu lote, de 10 sacas de café arábica cereja descascado, foi adquirido pelo consórcio “Qualidade Brasil”, formado pelas indústrias Toko (marca Astoria Real), Guidalli e Sobesa (marca Santés), que pagou R$ 4.430,00 a saca.
Além dessas três marcas, integram a 3ª Edição Especial também os cafés Letícia, Cajubá, Damasco, Bom Dia, Santa Clara, Casa Verde, Cassiano, Tiradentes, Campeão, Vista Linda, Itamaraty, Pelé, Toko e Minas Rio.