No foco estão hotéis, bares, restaurantes e panificadoras.
A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – CRC&VB assinam nesta terça-feira (01/09) um Protocolo de Cooperação Técnica que tem por objetivo estimular o preparo correto da bebida e o uso de café de qualidade superior pelos diversos estabelecimentos comerciais da cidade e municípios vizinhos. O protocolo será firmado às 10h, no Sesc Campinas, por Natal Martins, diretor de Pesquisa e Economia da ABIC, e por Luiz Antônio Guimarães, presidente do CRC&VB, durante evento que contará com a presença de diversos industriais de café.
A parceria entre as entidades visa a difusão do novo programa NMQ – Nível Mínimo de Qualidade – Hotelaria, criado especialmente para incentivar esses estabelecimentos para que atentem para a qualidade do produto servido aos seus hóspedes. Além disso, o acordo também reforçará junto aos bares, restaurantes e panificadoras de Campinas e região o CCQ – Círculo do Café de Qualidade, certificação criada em 2007 e que já é sucesso entre cafeterias de diversas capitais e municípios.
“O Programa de Qualidade do Café (PQC) da ABIC teve início em 2004 incentivando, primeiro, as indústrias a investirem na melhoria de seus produtos. A partir dele, criamos estas outras estratégias, voltadas para o varejo e o comércio, para que levem essa maior qualidade aos seus consumidores, oferecendo cafés Superiores e Gourmet”, explica Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC que também estará presente no evento em Campinas.
Qualidade Global
O NMQ – Hotelaria é um conjunto de sugestões e orientações feitas com base no Programa de Qualidade do Café, que assegura a aquisição de produtos das categorias Superior e Gourmet a partir de especificações técnicas. Para serem assim certificados pela ABIC, esses cafés são analisados em laboratórios credenciados e por profissionais de prova e classificação que avaliam, sensorialmente, a qualidade global do produto na xícara, dando nota, numa escala de 0 a 10, para atributos como corpo, sabor, doçura e grau de acidez.
“Quanto mais alta a nota, melhor o café”, diz Herszkowicz. Para a rede hoteleira a ABIC recomenda a aquisição de um café diferenciado, com nota igual ou superior a 6,0 pontos, sendo classificado como Superior, ou igual ou superior a 7,3 pontos, que é o Gourmet, oferecendo dessa forma maior satisfação aos seus hóspedes.
Já o CCQ visa a qualificação e a certificação dos locais que promovem produtos de qualidade, resultando na sua respectiva diferenciação. “O CCQ tem como objetivo servir de ferramenta para que os estabelecimentos atendam corretamente à crescente demanda de cafés finos e gourmet por parte dos consumidores, principalmente aqueles formadores de opinião”, diz Herszkowicz.
Para as empresas participantes do NMQ – Hotelaria e do CCQ, a ABIC fornece informativos, materiais de apoio e um programa destinado aos baristas (especialistas no preparo de café), atendentes, proprietários e profissionais da área de Alimentos & Bebidas, com diversos cursos de treinamento, aperfeiçoamento e capacitação para o preparo e serviço corretos de café.
O acordo que passa a ser firmado com o CRC&VB dá continuidade a dois protocolos de cooperação técnica semelhantes, que foram firmados pela ABIC, no dia 19 de agosto, com a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e com o Sind-Rio – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica ABIC – CRCVB
Data: Terça-feira – 01/09/2009
Horário: 10h00
Local: SESC – Rua Dom José I – n. 270/333 – Bonfim, Campinas – SP.
ABIC e CRC&VB: acordo vai promover a qualidade do café em Campinas e região
A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC e o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – CRCVB assinam na próxima terça-feira (1º/09) um Protocolo de Cooperação Técnica que tem por objetivo estimular o preparo correto da bebida e o uso de café de qualidade superior pelos diversos estabelecimentos comerciais da cidade e região. O protocolo será firmado às 10h, no Sesc Campinas, por Natal Martins, diretor de Pesquisa e Economia da ABIC, e por Luiz Antônio Guimarães, presidente da CRCVB, durante evento que contará com a presença de diversos industriais de café.
A parceria entre as entidades visa a difusão do novo programa NMQ – Nível Mínimo de Qualidade – Hotelaria, criado especialmente para incentivar esses estabelecimentos para que atentem para a qualidade do produto servido aos seus hóspedes. Além disso, o acordo também reforçará junto aos bares, restaurantes e panificadoras de Campinas e região o CCQ – Círculo do Café de Qualidade, certificação criada em 2007 e que já é sucesso entre cafeterias de diversas capitais e municípios.
“O Programa de Qualidade da ABIC (PQC) teve início em 2004 incentivando, primeiro, as indústrias a investirem na melhoria da qualidade de seus produtos. A partir dele, criamos estas outras estratégias, voltadas para o varejo e o comércio, para que levem essa maior qualidade aos seus consumidores, oferecendo cafés Superiores e Gourmet”, explica Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC que também estará presente do evento em Campinas.
Qualidade Global – O NMQ – Hotelaria é um conjunto de sugestões e orientações feitas com base no PQC – Programa de Qualidade do Café, que assegura a aquisição de produtos de qualidade Superior e Gourmet a partir de especificações técnicas. Os cafés certificados pela ABIC nestas categorias são analisados em laboratórios credenciados e por profissionais de prova e classificação que avaliam, sensorialmente, a qualidade global do produto na xícara, dando nota, numa escala de 0 a 10, para atributos como corpo, sabor, doçura e grau de acidez.
“Quanto mais alta a nota, melhor o café”, diz Herszkowicz. Para a rede hoteleira a ABIC recomenda a aquisição de um café diferenciado, com nota igual ou superior a 6,0 pontos, sendo classificado como Superior ou Gourmet, oferecendo dessa forma maior satisfação aos seus hóspedes.
Já o CCQ visa a qualificação e a certificação dos locais que promovem produtos de qualidade, resultando na sua respectiva diferenciação. “O CCQ tem como objetivo servir de ferramenta para que os estabelecimentos atendam corretamente à crescente demanda de cafés finos e gourmet por parte dos consumidores, principalmente aqueles formadores de opinião”, diz Herszkowicz.
Para as empresas participantes do NMQ – Hotelaria e do CCQ, a ABIC fornece informativos, materiais de apoio e um programa destinado aos baristas (especialista no preparo de café), atendentes, proprietários e profissionais da área de Alimentos & Bebidas, com diversos cursos de treinamento, aperfeiçoamento e capacitação para o preparo correto do café.
O acordo que passa a ser firmado com o CRCVB dá continuidade a dois protocolos de cooperação técnica semelhantes, que foram firmados pela ABIC, no dia 19 de agosto, com a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e com o Sind-Rio – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município do Rio de Janeiro.