Decisão ocorreu durante a edição de 2024 do São Paulo Coffee Festival
Jovelino Maier Cypriano e Michele Loreto foram os dois vencedores da Etapa São Paulo do Campeonato Brasileiro Blends de Café, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) durante a edição de 2024 do São Paulo Coffee Festival. Eles ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar.
“Participar deste campeonato me fez aprender ainda mais sobre blend. O nível dos competidores estava muito alto, o que me deixa ainda mais orgulhoso de ter sido escolhido como um dos campeões desta fase”, afirmou Jovelino.
Emocionada, Michele disse não imaginar que chegaria tão longe. Segundo ela, conhecer mais sobre o protocolo da ABIC foi o ponto alto dos três dias. A competidora ainda elogiou a organização e agradeceu pelo segundo lugar.
“O propósito da competição é valorizar os profissionais classificadores, degustadores e mestres de torra autores de blends, bem como impulsionar e fomentar o conhecimento em torno da criação de mesclas de café. A Etapa São Paulo foi um sucesso. Tanto o público quanto os competidores puderam conhecer o Protocolo de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados da ABIC, bem como os estilos da bebida. Ademais, foi uma excelente oportunidade de mostrar o incessante trabalho da Associação em elevar, cada vez mais, a qualidade do café nacional”, explicou Aline Marotti, Coordenadora de Qualidade da ABIC.
Além da competição, realizada no estande da ABIC, a Associação também ofereceu conhecimento aos visitantes. O espaço Sensory Experience foi palco do workshop sobre o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados e de degustações orientadas de cafés e cervejas. Já no espaço Laboratório, foi promovida a palestra “Estilos do Café – Seus Sabores e Seus Aromas”.
Entre os dias 21 e 23 de julho, o São Paulo Coffee Festival recebeu aproximadamente 15 mil pessoas na Fundação Bienal de São Paulo – Parque Ibirapuera, na capital paulista.
Assessoria de Imprensa da ABIC | Usina da Comunicação
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura