Exposição é ideal para quem deseja pesquisar, comparar e decidir quanto investir para ingressar no mundo das franquias, que movimenta R$ 40 bi por ano no País
A ABF Franchising Expo 2007, que acontece de 27 a 30 de junho, em São Paulo, é o retrato fiel do mercado de franquias do Brasil. Restrita a empresas associadas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a feira tem como característica principal a geração de oportunidades de negócios em diversos setores da Economia.
Em sua 16ª edição, a feira organizada anualmente pela ABF e Messe Frankfurt Feiras, este ano apresenta uma grande novidade: será realizada no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, e contará com cerca de 200 expositores em busca de parceiros que desejam ingressar no mundo das franquias.
Para Fernando Gorbaran, CEO da Messe Frankfurt Feiras, a mudança do local da exposição contribuiu para a qualidade do evento, facilitando o fluxo dos visitantes e oferecendo uma infra-estrutura mais completa para o expositor.
Durante quatro dias, os expositores e co-expositores ocuparão 16 mil metros quadrados, com o objetivo de apresentar os planos e oportunidades de expansão de suas redes para um público de cerca de 27 mil visitantes.
Historicamente, a feira tem fomentado grande volume de negócios para seus expositores. A expectativa para essa edição é gerar negócios na ordem de R$ 24 milhões, cerca de 10% a mais que em 2006.
Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, a feira é o local ideal para o empreendedor conhecer mais sobre o sistema de franquias, pesquisar oportunidades de negócios, comparar ofertas para, então, decidir onde e quanto deseja investir para ingressar no mundo do franchising.
Presença Internacional
No Pavilhão Internacional, já estão confirmadas as presenças das associações de franquia dos seguintes países: Portugal, Espanha, México, Argentina, Chile, Peru, Equador, Estados Unidos, Dubai e Uruguai.
Estarão presentes, também, delegações de empresas internacionais dos Estados Unidos, da Espanha e uma comitiva de empresários Árabes, que participam do evento, com o apoio da Câmara de Comércio Árabe, além de representantes da feira de Valência e da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF).
De acordo com Ricardo Camargo, o franchising brasileiro tem despertado muito interesse no exterior. “Tanto as associações de franquia como os empresários do setor de franchising estão ávidos por conhecer melhor as redes nacionais, pois as franquias brasileiras têm obtido grande aceitação em vários mercados internacionais. Hoje, já são 35 redes brasileiras atuando fora do país”, explica. “Além disso, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de franchising, o que desperta o interesse também para redes internacionais iniciarem atividades por aqui”, ressalta o executivo.
Crescimento do Setor
O mercado de franquias cresceu 11% em 2006 e, na exposição, será possível conhecer os planos de expansão de redes já consolidadas e também as novas opções de franquia.
Participam da feira pela primeira vez empresas como a Kriptum Informática, Empada Carioca, Fabrica di Chocolatti, Green System, Magoweb, Notebook Móbile, Cannaã Photo Studio, Hellou Global Phone, Safe Clean Dermage, Caroline Won, Weeze, Hoken, Bebelu Sanduíches, Cone Pizza, Método Supera, Rostad Potatoes, Paraná Banco, Megamatte, ATL, Patroni Pizza e Interative, entre outros.
Entre os expositores já conhecidos do público estão 100% Vídeo, 5 a Séc, Bit Company, Bob´s, Bom Grillê, Casa do Pão de Queijo, café do Ponto, CNA, Fisk, Fotoptica, Habib’s, Instituto Embelleze, Kopenhagen, Lig Lig, Livraria Nobel, Microlins, Rede Giraffas, Rei do Mate e Showcolate, entre outras (a lista completa dos expositores está disponível no site http://www.abfexpo.com.br).
Cursos e Atividades Paralelas
Paralelamente à exposição, a ABF programou várias atividades que vão ao encontro das necessidades do setor, como Seminários, Painéis e palestras. Também, diariamente, das 14h às 20h, serão ministrados cursos voltados para quem tem interesse em ingressar no sistema. Os temas abordados são: Avaliando a franquia do seu sonho, Como avaliar seu perfil empreendedor e obter sucesso, Aspectos Jurídicos da franquia, Como escolher e negociar pontos comerciais, Cuidados ao montar a empresa, passos para comprar sua franquia e Responsabilidade Social empresarial: um bom negócio.
Fonte: S2 Comunicação Integrada