Tradicional evento traz novidades quanto ao horário de funcionamento de 11h às 19h, além de sorteio de prêmios aos produtores que fizerem negócios na feira.
Com as presenças de autoridades federais, estaduais e municipais; produtores; parceiros e um expressivo público, a Acarpa e a Expocaccer realizaram a solenidade de abertura do 25º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro, na tarde de terça-feira, 03/10, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões. O evento terá a duração de três dias, de 03 a 05 de outubro, em novo horário – das 11 às 19 horas -, com extensa programação.
PRIMEIRO DIA
Após o corte simbólico da fita pelas autoridades presentes passou-se aos pronunciamentos. O Presidente da Acarpa, Fred Elias, deu as boas-vindas e falou da importância do evento para Patrocínio e região. Em seguida falou o Presidente da Expocaccer, Ricardo Bartholo, no ato também representando o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio. Prosseguido com os pronunciamentos falaram Sílvio Farnese – Diretor do Departamento de Café, Cana de Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura; o Presidente do CNC, Silas Brasileiro e o Prefeito de Patrocínio, Deiró Moreira Marra.
Na sequência aconteceu a palestra “Cenário econômico e impacto no agronegócio café”, pelo Chefe da Brasilprev, Edgard de Abreu Cardoso. Em sua fala, Cardoso concluiu que as perspectivas para os próximos meses são de melhoras para o agronegócio brasileiro, visto a recuperação dos preços de commodities.
Com o tema “Estratégias para um manejo sustentável da Broca de Café”, foi realizada a mesa redonda com os debatedores Jandir da Cruz Castro Filho – COCAPEC (Alta Mogiana); Eduardo Mosca – ACA (Região Cerrado Mineiro); Marcelo Montanari – Engenheiro Agrônomo (Região Cerrado Mineiro); Roberto Felicori – Gerente do Departamento Técnico da Cocatrel (Sul de Minas) e André Gentile – Formando em Agronomia do Unicerp e Estagiário do Educampo Expocaccer. César Elias Botelho – Pesquisador e Coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig foi o moderador.
O debate foi amplo e baseou-se em pesquisas e acompanhamentos de campos. Ficou clara a preocupação dos participantes num manejo efetivo para o controle da praga, não bastando o uso de defensivos. Na oportunidade a Federação dos Cafeicultores do Cerrado apresentou o projeto Vazio Sanitário da Broca, que tem por objetivo conscientizar os produtores de repasses bem feitos e diminuição do número de focos da praga nas lavouras para próxima safra. Todas as palestras contaram com expressivo público.
EVENTOS SIMULTÂNEOS
A movimentação abrangeu a CAFETERIA DULCERRADO e FEIRA DE MÁQUINAS, IMPLEMENTOS, INSUMOS E TECNOLOGIA, além dos estandes onde os visitantes puderam conhecer de perto produtos, degustar queijos, cafés, licores, sucos e realizar negócios.
SALA EXPERIÊNCIA
Na Sala Experiência aconteceu o Workshop experiência: como encantar pessoas no negócio da família. Com inscrições antecipadas e limitadas o whorkshop foi um sucesso de público. Finalizando as atividades da Sala Experiência foi realizada a palestra “Noctovi – Nova estratégia de manejo do Bicho-Mineiro” num oferecimento da Arysta Lifescience.
ESTAÇÃO SENAI/FIEMG
A Estação Senai/Fiemg estará oferecendo todos os dias cursos gratuitos com emissão de certificados. Neste primeiro dia forma dois cursos oferecidos: Boas práticas na manutenção diária do trator e Pneus agrícolas (rodados): principais cuidados para uma longa vida útil. Os cursos serão sempre às 14h e às 15h.
SORTEIO DE PRÊMIOS
Para encerrar as atividades do primeiro dia realizou-se o sorteio de prêmios aos produtores que realizaram negócios na feira. Os ganhadores foram Shiguekazu Karasawa – Moto de mover café (SicoobCoopacredi); Maurício Carvalho Brandão – Pulverizador Costal (Jacto e Park) e Marcos Roberto Fernandes – 10 kg de Prometa (Nortox).
PROGRAMAÇÃO 04/10 – SEGUNDO DIA
9h às 12h – Encontro das Mulheres Cafeicultoras do Cerrado
Auditório principal
11h – Credenciamento e visitação aos estandes
12h45 – Lançamento do Prêmio de Produtividade do Café Acarpa
Auditório principal
13h – Fórum de Boas Práticas Agronômicas na Cafeicultura Moderna
Público alvo: consultores, agrônomos e técnicos agrícolas Apresentações:
– Leslie Cruvinel – Organo mineral customizado na fazenda
– Caio Lazarini – Manejo de fertirrigação para obtenção de altas produtividades
– Welington Adolfo Brito, com Levantamento populacional da broca Hypothenemus hampei (Ferrari) na palha residual do café.
Auditório principal
15h – Tendências e avanços da pesquisa na nutrição do cafeeiro
– Marcelo Jordão da Silva Filho – Procafé Franca
– Prof. Dr. José Laércio Favarin – Departamento de Produção Vegetal ESALQ
– Bruno Peres Benatti – Mestre em Fertilidade de Solo e Analista de Desenvolvimento e Relacionamento com Mercado Vale Fertilizantes
Moderador:
– Rodrigo Ticle – Consultor Educampo Coopercitrus SEBRAE/MG
Auditório principal
19h – Festival de Pratos Típicos Café em Evidência
Local: Restaurante do Parque de Exposições
Oferecimento: Acarpa / Emater / Unicerp / Cafeteria Dulcerrado / ABCS / ASTAP E SUINCO
Os participantes são convidados a contribuírem com um prato típico caseiro, à base de café, sabor doce ou salgado, elaborado com criatividade e boa apresentação. Porção mínima para 10 pessoas, fracionado para servir. Cada participante que contribuir com 1 (um) prato terá direito a 2 (dois) convites, retirados no momento da entrega do prato. Entrada com convite especial.
EVENTOS SIMULTÂNEOS
CAFETERIA DULCERRADO
FEIRA DE MÁQUINAS, IMPLEMENTOS, INSUMOS E TECNOLOGIA
Sorteio de prêmios aos produtores que fizerem negócios na feira
SALA EXPERIÊNCIAS
14h – Workshop Sensorial: conectado à qualidade.
Campeões Expocaccer edição 2017
Inscrições antecipadas pelo contato@expocaccer.com.br
17h – Lançamento Nematicida Nimitz
Oferecimento: Adama
ESTAÇÃO SENAI/FIEMG
Cursos gratuitos com emissão de certificados
Inscrições no local
14h – Injeção eletrônica nos motores de máquinas agrícolas
15h – Pneus agrícolas (rodados): principais cuidados para uma longa vida útil