ABBA e Apex-Brasil lançam projeto para elevar exportações de bebidas e alimentos brasileiros

21 de novembro de 2012 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Projeto Brazilian Flavors foi apresentado hoje pela manhã, em São Paulo. O objetivo é ampliar a visibilidade e reconhecimento dos produtos brasileiros e aumentar a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional.


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABBA – Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas e Alimentos assinaram na manhã desta quarta-feira acordo operacional para incentivo às exportações de bebidas e alimentos brasileiros no mercado internacional. Este setor vem ganhando destaque no cenário global.


O acordo assinado hoje entre ABBA e Apex-Brasil prevê um investimento de R$ 1.692.583,00 na promoção de empresas brasileiras do setor durante a vigência do projeto Brazilian Flavors, que vai até março de 2014. Podem participar pequenas, médias e grandes empresas, exportadoras e também as que nunca exportaram.


Segundo Raquel Salgado, gerente geral do Brazilian Flavors, o objetivo do projeto é promover os produtos brasileiros que estão ganhando destaque nas exportações. “Queremos também cada vez mais inserir o conceito da gastronomia brasileira para todo o Mundo. Um exemplo muito bem sucedido nas exportações é o pão de queijo, que vem ganhando mercado, conquistando paladares na América, Europa, Africa, Japão e na Comunidade Árabe”, afirma. A ABBA oferece a seus cerca de 170 associados serviços de orientação técnica no que diz respeito a barreiras, embalagens e requisitos de entrada, bem como de check-up e plano de exportação.


Quando o primeiro projeto setorial em parceria com a Apex-Brasil foi lançado em 2007, com o nome de Ethnic Brazil, 17 empresas participaram. Agora com o Brazilian Flavors, já são 47 inscritas. São selecionados produtos brasileiros para representar o Brasil nos mercados internacionais, em feiras de negócios, como a Fancy Food, Americas Food & Beverage e Sial, entre outras. São realizadas atividades diferenciadas, tais como degustações, exposição e lançamento de produtos, coletivas de imprensa, programas de relações públicas e de comunicação visual. Assim, lado a lado com grandes marcas internacionais, pode ser mostrada a qualidade dos produtos brasileiros.


Recentemente, em outubro, a Apex-Brasil e a ABBA participaram da Sial (realizada em Paris), a principal feira de alimentos do Mundo. Os estandes do Brasil, com 72 empresas, ocuparam uma área de 1,6 mil metros quadrados em três pavilhões da feira. Foram promovidas rodadas de negócios entre as empresas brasileiras e 26 compradores pré-selecionados, vindos de países do norte da África (Egito, Marrocos e Tunísia), do Oriente Médio (Arábia Saudita) e também do Leste Europeu (Romênia), a convite da Apex-Brasil.
 Outros dois bons exemplos ilustram o interesse pela culinária brasileira no Exterior. As redes varejistas Le Bom Marché Rive Gauche (Paris,França) e HEB (Texas, Estados Unidos) já definiram fazer em suas respectivas sedes dois grandes eventos de degustação e venda de alimentos brasileiros em 2013, ambos com apoio da ABBA e Apex-Brasil.


Força da indústria brasileira de alimentos e bebidas


A indústria alimentícia constitui-se hoje em um dos mais importantes setores da atividade econômica brasileira, com faturamento de R$ 383,4 bilhões em 2011. As exportações alcançaram US$ 44,8 bilhões e as importações US$ 5,9 bilhões em 2011.
 As exportações brasileiras de produtos do agronegócio, de alimentos e bebidas cresceram 28,98% em 2011 em relação ao ano anterior, chegando a US$ 76,9 bilhões. Com esse resultado, o Brasil conquistou o terceiro lugar no ranking mundial dos maiores exportadores destes produtos, segundo dados do GTIS (Global Trade International System).
 Ainda de acordo com o GTIS, entre 2007 e 2011, as exportações brasileiras destes produtos tiveram uma taxa média de crescimento de 18,09%, a mais alta entre os cinco maiores exportadores mundiais de produtos do agronegócio, alimentos e bebidas. Com uma grande diversificação, os produtos brasileiros do setor chegaram aos consumidores de mais de 200 países no ano passado.

 Em 2011, o Brasil exportou 402 produtos do grupo de alimentos e bebidas industrializados. Os principais mercados de destino das exportações brasileiras de alimentos e bebidas são atualmente: China, Países Baixos, Rússia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Arábia Saudita, Venezuela, Espanha e Irã.


Projetos Setoriais da Apex-Brasil


A Apex-Brasil desenvolve 21 projetos em parceria com entidades setoriais de setores de agronegócio, alimentos e bebidas, dos quais participam 748 empresas, que exportaram em US$ 16,16 bilhões em 2011. De janeiro a agosto de 2012, as exportações desse grupo de empresas chegaram a US$ 9,92 bilhões.

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