As diretorias da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio e da Reed Exhibition Alcantara Machado estão anunciando uma parceria que permitirá realizar nos dias 3 e 4 de agosto próximo, em São Paulo, a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio. Até o ano passado, o evento vinha sendo organizado exclusivamente pela Abag tendo reunido em sua última edição, num único dia, 800 participantes na plateia e 5 mil internautas acompanhando interativamente a programação, pela webtv.
“Sustentar é Integrar” é o tema oficial do Congresso deste ano, justificado pelo presidente da Abag Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio), pelo fato de ter sido tratado implicitamente nos últimos anos. Caio acentua que o crescimento da renda no campo traz várias consequências positivas e negativas ao meio rural e aos hábitos alimentares. Ele cita André Lara Rezende que, em seu recente artigo “Armadilha do Crescimento”, destacou que o crescimento exuberante dos negócios traz também problemas de diversos níveis que, por vezes, exigem mais atenção à segurança e à sustentabilidade com maior integração entre os agentes desse crescimento. “O Brasil, particularmente, precisa de uma mentalidade coletiva e integradora, para substituir velho modelo desenvolvimentista, por outro mais moderno e sustentável que abranja toda cadeia do agronegócio”, defende Caio. Ele crê que é nesse sentido que os temas e debates do Congresso devem contribuir para que o setor mantenha e até cresça sua participação de ¼ do volume do PIB brasileiro e que, nas próximas três ou quatro décadas, possa atender, em até 40%, as necessidades de suprimento de alimentos no Planeta, conforme estimado pela FAO/ONU.
Na edição de 2015, o Congresso será formatado em dois dias consecutivos. No primeiro, serão 4 painéis cujo temário irá abordar “Agronegócio Brasileiro – Produção 365 Dias”, “Grãos, Proteína Animal, Floresta Plantada e Palma”, “Alimento e Energia”, “Segurança Alimentar e Renda”. No segundo dia, o congresso abrigará um Fórum, com dois assuntos distintos: “Alimentos” e “Logística”. O presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado Juan Pablo de Vera exulta a criação dessa parceria, entendendo que duas “grifes” como Abag e Reed poderão tornar o Congresso o mais importante evento da inteligência do agronegócio no Brasil, e conclama os empresários a promover investimentos nesse acontecimento, como forma de projetar suas marcas num dos segmentos que menores impactos sofrerão ante os ajustes econômicos que o governo brasileiro está realizando.
Março/2015