A trading Esteve sela sociedade com Bourbon Specialty Coffees, de Poços de Caldas (MG)

Publicação: 06/08/07

6 de agosto de 2007 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: VALOR ECONÔMICO

A trading Esteve, de São Paulo, uma das maiores do país na comercialização de café e algodão, com faturamento de US$ 250 milhões por ano, firmou sociedade com a Bourbon Specialty Coffees, de Poços de Caldas (MG), uma pequena comercializadora de cafés especiais, com receita de R$ 25 milhões A sociedade entre as empresas é estratégica para os dois lados. A Esteve vai entrar em um nicho cobiçado no país: o café gourmet, com alta demanda no mercado internacional. A Bourbon vai ganhar escala.


Referência em cafés especiais, as fazendas da Bourbon Specialty Coffees produzem cerca de 200 mil sacas de 60 quilos de café, dos quais cerca de 35 mil sacas são de grãos especiais. Entre as variedades cultivadas nas fazendas do grupo, está o bourbon amarelo, considerado um dos melhores grãos para a produção de cafés especiais.


A Esteve comercializa por ano 1,3 milhão de sacas de café, das quais 900 mil sacas são destinadas ao mercado externo. Em algodão, a trading negocia 10% da safra nacional (estimada em 1,3 milhão de toneladas no país). Segundo Jorge Esteve Jorge, vice-presidente da empresa, o mercado de cafés especiais é estratégico para a trading. “Já éramos clientes da Bourbon. Decidimos pela associação para crescermos neste mercado.”


Segundo Esteve Jorge, a trading terá uma participação significativa na Bourbon, mas ele não dá detalhes dessa fatia e nem fala sobre os valores envolvendo a operação. A trading não pretende incorporar outras comercializadoras de cafés especiais. “Nossas apostas serão feitas na Bourbon.”


Fundada em 1935 no país, a trading foi batizada inicialmente como Esteve Irmãos, com os negócios focados apenas em algodão. Em 1949, a Esteve passou a comercializar cafés. Há dez anos, a trading foi incorporada pela empresa suíça Ecom Agroindustrial Corporation Ltd.


De acordo com Antonio Vidal Esteve, presidente da trading, os negócios da família Esteve começaram com seu tataravô em 1849, na região da Catalunha, na Espanha. “Meus dois tios vieram para o Brasil nos anos 30 e não voltaram mais”, disse ele. A entrada do grupo em cafés especiais deverá ampliar o leque da trading, segundo o executivo.


Também com forte tradição, a Bourbon Specialty Coffee é formada por produtores de café, que deram início à produção do grão no fim do século 19. As fazendas da Bourbon estão localizadas em São Sebastião da Grama (SP) e no Sul de Minas.


Gabriel Dias, diretor da Bourbon, afirma que a sociedade com a Esteve não inclui a torrefadora de café do grupo, que industrializa os grãos especiais. “Com essa sociedade com a Esteve pretendemos dobrar nossa produção de cafés nos próximos três a cinco anos”, afirmou. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.