07/10/2009 – A Starbucks Espanha venderá café de comércio justo certificado a partir do próximo ano, após um acordo firmado no último mês de maio com a Associação Fairtrade para a comercialização desse tipo de grão, segundo assinalou a rede multinacional de cafeterias em comunicado aos meios de comunicação.
Assim, a partir de março de 2010, todas as bebidas de café que serão vendidas nos estabelecimentos da Starbucks na Espanha serão preparados com café certificado, procedente de lavouras de comércio justo. Tal produto cumpre diversos critérios sociais estritos e sua elaboração leva em consideração cuidados com o meio ambiente.
A Starbucks também aponta no comunicado que hoje já é a maior compradora mundial de café de comércio justo. Nas palavras do diretor de marketing da Starbucks Espanha e Portugal, Gonzalo Echavarría, “esse anúncio faz parte de nossa política de responsabilidade corporativa e contribui para reforçar a política baseada no abastecimento do café de modo ético e com foco no apoio aos pequenos cafeicultores e suas comunidades”, sustentou.
Por sua vez, o diretor do selo Fairtrade na Espanha, Pablo Cabrera, ressaltou a importância dessa iniciativa e solicitou aos consumidores que comprem e demandem cada vez mais produtos de comércio justo certificado no lugar dos produtos habituais, commodities, uma vez que os primeiros contam com um fator de responsabilidade social e ambiental, algo que é extremamente relevante. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.