A destacar: mais pontos de venda com cápsulas que dão para máquina Nespresso, com preços mais baixos, apesar de variedade mais reduzida
Quem tinha máquina de café Nespresso só podia comprar as cápsulas na lojas físicas ou online da marca. Agora que o Continente lançou um conjunto cápsulas compatíveis com as máquinas da marca de Nestlé, os pontos de venda, por assim dizer, aumentaram substancialmente.
Mas esta não é a única “vantagem” apontada por uma consumidora habitual de Nespresso, que fez o teste para o Dinheiro Vivo com dois aromas relativamente equivalentes (Continente/Intensu e Nespresso/Ristretto), verificando:
Introdução da cápsula de café na câmara.
A cápsula do Continente entra facilmente, mas é preciso fazer mais força com o manipulo, por causa do alumínio da mesma ser mais duro. A cápsula da Nespresso entra, claro, facilmente, não sendo necessária força no manípulo.
Origem e saída do café.
A Olho nu, os dois cafés parecem iguais quanto ao líquido e à espuma. Quanto à variedade, o Continente apresenta apenas 4 opções (Intensun, Platinium, Suavissimo e Descafeinado), desconhecendo-se a origem. Já a Nespresso apresenta 16 variedades de cafés Grands Crus, selecionadas por equipa de peritos em Café Verde da Nespresso que viaja por todo o mundo, durante 12 meses por ano, à procura das melhores colheitas de café gourmet, colaborando com mais de 40 mil produtores, e ajudando-os a utilizar técnicas de colheita sustentável.
Sabor.
Com as devidas diferenças, o café Nespresso (Ristretto) consegue ser mais intenso de sabor do que o Intensu do Continente, que é mais azedo.
Preço.
Uma caixa de 10 cápsulas Continente (Intensu) custa 2,19 euros, o que dá 21,90 cêntimos por unidade. Uma caixa também de 10 cápsulas Nespresso (Ristretto) custa 3,75 euros, o que feitas as contas dá 37,50 cêntimos por unidade.
Reforço dos pontos de venda.
A Nespresso tem 9 lojas para venda de cápsulas de café em Portugal, mas são cápsulas Nespresso são vendidas em mais de 450 pontos de venda em Portugal, nomeadamente lojas especializadas, lojas de eletrodomésticos, decoração, produtos gourmet, entre outros. E ainda loja online. Já o Continente tinha 170 lojas em 2010, segundo ranking 2011 da APED (Associação Portuguesas de Empresas de Distribuição).
Reciclagem.
O Continente não explica onde podem ser entregues as cápsulas vazias, enquanto a Nespresso olha para este aspeto com especial atenção. A marca da Nestlé conta já com mais de 250 pontos de recolha de cápsulas usadas em Portugal Continental e Ilhas, disponíveis nas boutiques da marca e Pontos de Venda de parceiros.