Hadas Manor 1 Jan 06 15:27
Strauss-elite quer ser lider no mercado de café, e prevê isto para antes de 2009 por de meio de seus negócios internacionais.
Strauss-elite Ltd. adquiriu 50% da brasileira Santa Clara Café por US$60 milhões. A fusão, foi registrada no Brasil neste sábado, vai “com aquisição a Strauss-elite se tornou a maior companhia de alimentos de Israel, e a sétima maior no mundo,” ficando atrás da Nestle, Kraft Foods Inc, Sara Lee Corp., Sara Lee Corp, Procter & Gamble Company’s Folger’s brand coffee, Civo, e Segafredo Zanetti.
Até 2009, Strauss-elite terá transferido o controle do negócio, se tornando uma companhia internacional assim, comentou Erez Vigodman CEO do grupo Strauss-elite em uma entrevista coletiva que convocou para anunciar a aquisição da Santa Clara Café, através da Elite International’s Brazilian subsidiária brasileira que controla o Café Três Coracões. A companhia Café Três Coracões tem um valor de US$33 milhões. A nova companhia fundida está avaliada em 517 milhão (NIS 950 milhão) em 2005 e terá NIS 1.2 bilhões em 2006.
Como resultado da aquisição, a Strauss-elite controlará a segunda maior companhia de café do Brasil, segundo maior consumidor mundial de café ficando atrás apenas dos EUA. O mercado de café do Brasil é superior a US$2 bilhões por ano. A nova companhia controla 11% do mercado Brasileiro ao término de 2005, e é projetada para controlar 12% do mercado em 2006.
Os chefes de Strauss-elite disseram que a transação foi projetada para apoiar uma expansão mundial volumosa da companhia para alcançar seu próximo objetivo: para a atividade internacional responder pela metade dos negócios da companhia, e provavelmente mais. Vigodman disse que a atividade internacional da Strauss-elite respondida por 29% dos negócios da companhia em 2005, antes da aquisição brasileira. “Ao final de 2006, estes números saltarão substancialmente, e poderá exceder 40%,” disse ele.
Vigodman somou que o negócio da companhia cresceu por mais de 10% em 2005. As vendas alçaram NIS 4.05 bilhão, inclusive NIS 1.15-1.2 bilhão nas atividades internacionais. É esperada que o negócio internacional da companhia dobre dos 25% de negócio total antes de 2009, considerando os números de 2004. Vigodman disse, “50% foi o objetivo que nós fixamos no começo de 2005, e nós alcançaremos isto provavelmente.”
O presidente da Strauss-elite Ofra Lahat-Strauss, disse que a expansão internacional da companhia “também virá de fusões e aquisições”, e que “além dos números, isto determina que tipo de companhia quer ser.”
O Café responderá por 35-40% das atividades internacionais de Strauss-elite antes de 2009. O resto entrará de crescimento significativo da aquisição de Sabra Salads nos EUA que é esperada que seja refletida em dois anos e o crescimento internacional significativo através da Max Brenner Chocolates, é esperado para os próximos dois a três anos.
Strauss-elite escolheu a América Latina, África, Oriente Médio, e a Europa Central e Oriental como mercado-alvo para futuras expansões. Estes mercados tiveram as mais altas taxas crescimento nos últimos anos, e eles são descentralizados em termos de competição, e são mercados emergentes onde a companhia acredita que tem potencial pare se tornar líder de mercado.
“Os negócios internacionais de café da Strauss-elite está crescendo e sendo lucrativo, e a companhia está se tornando um lider de mercado na área de café,” disse Vigodman. Ele previu que os negócios internacionais de café da companhia somariam NIS 1.17 bilhões entre 2005 (29.2% mais que NIS 950 milhões de 2004), e alcançaria NIS 2 bilhões entre 2006.
Fundada em 1990, a Santa Clara Café tem 1.700 empregados e um crescimento constante, com vendas que alcançará US$200 milhões este ano.
Publicada originalmente por Globos [on-line], notícias sobre negócios de Israel – www.globes.co.il (http://www.globes.co.il/serveen/globes/DocView.asp?did=1000045499&fid=1725) – no dia 1 de janeiro de 2006 –
Traduzido pela equipe da News Cafeicultura