Por Rogério Nunes
Entender de custos de produção e analisar os indicadores da atividade rural possibilitam um grande diferencial a qualquer empreendedor. O Educampo, programa desenvolvido pelo Sebrae/MG há quase 15 anos, oferece capacitação gerencial e tecnológica a grupo de produtores rurais, vinculados a uma agroindústria ou Cooperativa. O objetivo é tornar o setor mais eficiente e competitivo, com o aumento da produtividade agropecuária e, consequentemente, da lucratividade do produtor rural.
O Sebrae/MG acompanha mais de 1500 empresas rurais produtoras de leite, café e cana. Os resultados econômicos de cada uma delas são acompanhados pelo Consultor Técnico de Campo. Este profissional tem profundo conhecimento em sua área de atuação e é responsável pela condução do projeto em conjunto com os produtores.
A Expocaccer é parceira do Sebrae/MG no Educampo desde 2005. O trabalho conjunto tem proporcionado aos empresários resultados técnicos e econômicos expressivos. Um exemplo é o resultado da safra de café no último biênio. Os produtores associados à Expocaccer alcançaram uma produtividade de 39,5 sacas/hectare. A produtividade média do setor em Minas Gerais, neste mesmo período, foi de aproximadamente 20 sacas/hectare.
Outro grande destaque na Expocaccer é o envolvimento da cooperativa no desenvolvimento dos associados. Com o Educampo, os produtores rurais passaram a ter pleno conhecimento dos custos de produção da atividade e das ferramentas de gestão disponíveis.
Agora eles tomam decisões mais acertadas, são mais eficientes e competitivos.
Rogério Nunes é Coordenador Estadual do Projeto Educampo e atua na
área de Agronegócios no SEBRAE.
rogerio.fernandes@sebraemg.com.br
Publicado no Informativo Educampo Expocaccer – Edição 01