A aristocracia do café abraçou o ideal republicano desde a Convenção de Itu de 1873

Reconheço a importância histórica do Estado, passada e presente, pois acredito que o Brasil, de certa forma, é uma invenção paulista. Foi na intrepidez dos bandeirantes que se conformaram os limites do território e da Nação brasileiros.


Lamentavelmente, são personalidades esquecidas pelos novos paulistas em seu ideário politicamente correto. São Paulo foi o berço da Independência, articulada pelo santista José Bonifácio. A aristocracia do café abraçou o ideal republicano desde a Convenção de Itu de 1873 e ajudou o caboclo alagoano Floriano Peixoto, com entusiasmado aplauso desse jornal, a derrotar a resistência monárquica e consolidar a República.


Aqui também floresceu o antigo e moderno movimento operário e sindical e a pujante indústria liderada por Roberto Simonsen. Trata-se de reconhecer a liderança natural de São Paulo, para que atue de forma solidária e complementar com as demais unidades da Federação na construção de um Brasil próspero e unido. Aqueles que defendem o isolamento do Estado, desconectando-o do resto do País, é que conspiram contra esta liderança e boicotam a unidade e a grandeza do Brasil.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.