Brasil é sede de conferência mundial sobre commodities de 7 a 11 de maio em Brasília

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebe evento Global Initiative on Commodities, que acontece de 7 a 11 de maio em Brasília e discute o cenário das commodities nos países em desenvolvimento 


Com o objetivo de debater e propor ações práticas para o tema das commodities nos países em desenvolvimento, a conferência internacional Global Initiative on Commodities, realizada pelo Common Fund for Commodities (CFC) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro, acontecerá de 7 a 11 de maio, no hotel Blue Tree Park, em Brasília, Distrito Federal. O evento será direcionado às comitivas oficiais de 70 países, aos integrantes de movimentos sociais, organizações públicas governamentais ou não, associações, universidades e ao setor privado. Mais de 100 delegados internacionais já confirmaram presença. 


O encontro ocorrerá pela primeira vez e o Brasil foi selecionado unanimemente para ser o palco das discussões que envolvem a importância das commodities para a economia dos países em desenvolvimento. Líder em pesquisa sobre commodities, o Brasil se destaca internacionalmente pela produção de açúcar, algodão, carne (bovina, frango e suína), café e etanol. 


Para Ali S. Mchumo, embaixador e diretor-geral do CFC, o fato de o evento ser sediado em Brasília não é mera coincidência. “Enxergamos o Brasil com potenciais incríveis para o desenvolvimento da commodity. É um líder natural para as questões emergentes, como a agroenergia”, afirma Mchumo, que também estará presente no encontro e pretende propor algumas ações práticas específicas para o cenário brasileiro. De acordo com o embaixador, “o Brasil é o palco ideal para o início da construção de um consenso mundial e implementação de um plano de ação para a redução da pobreza por meio das commodities. E o governo do presidente Lula tem se tornado referência na luta contra a miséria”. 


O eixo central da conferência será a relação de interdependência entre as commodities e o desenvolvimento econômico, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU, que buscam cortar pela metade a pobreza mundial.  


Serão traçados o perfil e a percepção da problemática das commodities e sua contribuição para a redução da pobreza. O CFC e as demais instituições presentes proporão a instauração de políticas de desenvolvimento das mercadorias para os países em desenvolvimento. “Nosso objetivo é identificar uma estratégia consensual, além de somar conteúdo e fomentar o engajamento internacional para avançarmos nas questões políticas coerentes no apoio das políticas de commodities globais”, completa Mchumo. 


Nos últimos 17 anos, o CFC subsidiou em título de fundos perdidos mais de US$ 26 milhões em projetos no Brasil, com o desenvolvimento de produtos como cacau, coco, café, banana, sisal, algodão e arroz, entre outros. São cerca de 20 projetos de desenvolvimento nas quatro regiões do país, com maior destaque para a região Nordeste.  


A conferência contará com o apoio e a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e da ACP — African, Carribbean and Pacific Groups of States (Grupo dos Estados da África, Caribe e Pacífico). 


O encontro terá a presença de mais de 200 participantes de delegações oficiais de mais de 70 países, como Angola, Belize, Benin, Botswana, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Comores, Congo, Cuba, Etiópia, Fiji, Gabão, Gana, Guiné Bissau, Guyana, Haiti, Jamaica, Kênia, Lesoto, Madagascar, Mauricius, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Papua Nova Guiné, República Dominicana, Samoa, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Sudão, Suriname, Tanzânia e Timor Leste, entre outros.


 


Confira a programação prévia do evento: http://www.s2.com.br/s2arquivos/380/multimidia/165Multi.pdf



Global Innitiative on Commodities
Data: 7 a 11 de maio de 2007
Horário: das 9h às 18h
Onde: Hotel Blue Tree Park Brasília (SHTN, Trecho 01 Lote 1B – Bloco C)
Mais informações: www.common-fund.org
 


Sobre o Common Fund for Commodities


O objetivo do Common Fund for Commodities (Fundo Comum de Produtos de Base), um organismo internacional estabelecido no contexto da ONU, visa aumentar o desenvolvimento sócio-econômico de produtores de commodities, bem como o da sociedade em geral. Alinhado com as exigências do mercado mundial, o fundo financia o desenvolvimento de projetos de commodities a partir de seus próprios recursos, contribuições voluntárias, subscrições em valor de países membros interessados nos benefícios. Por meio de cooperação com outras Instituições de desenvolvimento, o setor privado e a sociedade civil, o CFC se esforça para alcançar impactos positivos e comensuráveis para a redução da pobreza global por meio de projetos de desenvolvimento das commodities.


Mais de 70% da população mundial depende de uma forma ou de outra do cultivo de commodities para sobrevivência. A mensagem central é que políticas de crescimento econômico estão inevitavelmente entrelaçadas com o problema das commodities.

O fundo opera sob abordagem inovadora no foco da commodity, ao contrário do formato tradicional centrado em determinados países. Isto envolve dedicação aos problemas mundiais relacionados a commodities especificas nos países em desenvolvimento, especialmente nos menos desenvolvidos. 50% dos projetos estão localizados na África, sendo os restantes 25% na Ásia e 25% na América Latina e Caribe. O CFC conta com 106 países membros e tem sua sede em Amsterdã, Holanda.


Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.common-fund.org


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.