RIO – O Circuito de Outono café, Cachaça e Chorinho, festival que movimenta o Vale do café, na região Sul Fluminense, já está em sua quinta edição, e acontecerá entre os dias 20 e 22 de abril, com atrações como chorinho nas praças, degustação de cachaças, visitas a alambiques e fazendas.
Este ano, o evento conta com a participação de 14 municípios da região turística do Vale do café. Paraíba do Sul, Pinheiral, Barra Mansa e Volta Redonda se unem aos dez municípios que já participavam dos festivais anteriores – Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras – para tornar a festa ainda mais abrangente.
A programação terá opções para todos os gostos. Várias cidades oferecerão shows musicais e apresentações de capoeira, jongo e maculelê. E em cada município, além de visitar fazendas de café, alambiques, igrejas, capelas, parques e museus, os participantes poderão conhecer a gastronomia local através de aulas de culinária e degustações de cachaça e se aventurar em caminhadas ecológicas e cavalgadas.
A previsão é que quarenta mil pessoas devam participar do evento, mergulhando na atmosfera dos casarões e fazendas históricas do século XIX. A região ainda guarda vestígios da época em que os barões do café dominavam a área. Lá estão localizados alguns dos mais belos exemplares da arquitetura colonial brasileira: construções senhoriais que vararam o tempo com sua imponência e hoje são o retrato de uma época de muita riqueza, mas também de grandes conflitos sociais e sofrimento oriundos da escravatura.
O evento, que é realizado pelo Conciclo (Conselho de Turismo da Região do Vale do Ciclo do café), tem o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, do SEBRAE/RJ, da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), e das prefeituras dos municípios da região. Para o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, o Vale do café é um produto turístico de primeira qualidade, com grande potencial de desenvolvimento.
“É um dever do Estado preservar esse patrimônio, como também apoiar iniciativas como essa”, disse.
A programação completa do festival poderá ser acessada no site da região. A agenda de apresentações está disponível para ser retirado na Central de Informações da TurisRio, na Rua México, 125, térreo, no Centro da cidade. Mais informações nos telefones (24) 2471-1597 / (24) 2485-6543.