Estão definidas as pautas de debate para o maior fórum da pesquisa cafeeira nacional, quando pesquisadores, técnicos e lideranças do agronegócio café estarão reunidos no 5º Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil, de 07 a 11 de maio, em Éguas de Lindóia (SP). A programação expressa a diversidade de temas que tem gerado interesse no É¢mbito do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do café (CBP&D/café), administrado pela Embrapa café.
Foram enviados 422 trabalhos para seleção do Comitê Científico, divididos nas 13 linhas prioritárias de pesquisa dentro do CBP&D/café. O resultado será enviado via e-mail para o autor cadastrado e disponibilizado no site do Simpósio a partir do dia 30 de março, com prazo para eventuais correções. O resultado final está previsto para 16 de abril.
Separados por núcleos temáticos de referência, “Genética e melhoramento do cafeeiro†foi o núcleo que mais recebeu trabalhos para avaliação (53), seguido de “Agroclimatologia e fisiologia†(52), “Pragas†(42), “Solos e Nutrição†(38), “Colheita, pós-colheita e qualidade do café†(37), “Biotecnologia aplicada É cadeia agroindustrial do cafeeiro†(36), “Manejo da lavoura cafeeira†(36), “Sócio-economia, mercados e qualidade total na cadeia do café†(31), “Doenças e nematóides do cafeeiro†(28), “Cafeicultura irrigada†(24), “Industrialização e qualidade do café†(21), “Transferência e difusão de tecnologia†(14) e “café & Saúde†(10).
Programação diversificada
O primeiro dia do evento (07) será dedicado É s inscrições, entrega de material e visita a área de exposição e pôsteres, no Hotel Vacance, em Éguas de Lindóia. A solenidade da décima edição do Prêmio Mérito Fitossanitário da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), abrirá, no dia 07 de maio, É s 18h00, no anfiteatro do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), a programação do Simpósio. O Prêmio visa reconhecer o trabalho de empresas, cooperativas, distribuidores e profissionais para assegurar o uso seguro de produtos fitossanitários em todo o Brasil e revela a crescente preocupação em promover a sustentabilidade ao agronegócio brasileiro.
Na terça-feira (08), haverá aula magna com o destacado empresário Ernesto Illy, da torrefadora italiana illycaffɨ, grande incentivadora do aprimoramento do setor produtivo em busca de cafés de qualidade. Engenheiro químico pela Universidade de Bolonha (Itália), assumiu o controle da empresa ainda na década de 50 e implantou um laboratório de pesquisa centrado no desenvolvimento de um “espresso†perfeito. Seu conhecimento e experiência no mercado de café deverão trazer novo estímulo aos participantes.
Na quarta-feira (09) haverá espaço para o fórum político sobre a “Cafeicultura Brasileira: Estado da Arteâ€, com o deputado federal Carlos Melles, secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, e as lideranças Luiz Marcos Suplicy Haffers e José Milton Dalari.
No contexto da ciência
No período da manhã dos dias (08, 10 e 11), haverá amplo debate sobre seis temas prioritários: Sustentabilidade na Cafeicultura, Código Comum da Comunidade Cafeeira (4Cs), Cenários para a Cafeicultura, Competitividade no Agronegócio café, Barreiras não Tarifárias para o café e Novos Rumos para a Cafeicultura Familiar. Para cada um desses painéis, foram convidados especialistas para apresentar novidades sobre os temas e incentivar reflexões entre os participantes.
No período da tarde está programada a apresentação dos resultados alcançados por cada um dos 12 Núcleos de Referência do CBP&D/café, seguida de apresentações orais de trabalhos técnico-científicos e apresentação de pôsteres. O participante do Simpósio poderá participar de cursos técnicos sobre: Manejo do solo e cobertura vegetal, Custo de produção e registro de informações na cafeicultura, Irrigação do cafeeiro, Manejo integrado de pragas e doenças do café, Colheita e pós-colheita do café e Técnicas de preparo do café.
Inscrições
As inscrições para participação no 5º Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil já podem ser realizadas via web, no site http://simposiocafe.sapc.embrapa.br até o dia 25 de abril. Após esta data, somente na secretaria do evento, a partir do dia 07 de maio. No site do Simpósio estão disponíveis as informações sobre o local e programação completa do evento.
Cibele Aguiar
Embrapa café
www.embrapa.br/cafe
cibele@sapc.embrapa.br