A Cooperativa de cafeicultores e Agropecuaristas – COCAPEC estima queda de 60% na safra 2007/2008 na região da Alta Mogiana. De acordo com levantamento de 2007, os 13 municípios de atuação da cooperativa terão uma produção de 609.655 sacas de café. Número muito inferior às 1.528.055 sacas da safra anterior.
Fator importante para a quebra tão acentuada da produção de café é a bienualidade. Este fenômeno acontece em função do ciclo natural da planta que alterna um ano de safra alta e outro não. No ano passado tivemos uma safra alta o que contribui para uma redução em 2007.
Outros fatores também contribuíram para esta redução. Em 2006 tivemos grande influência negativa do déficit hídrico nas regiões cafeeiras. A seca foi acentuada com grande período de estiagem entre março e setembro, prejudicando o desenvolvimento da safra 2007/2008, principalmente no momento da floração do cafeeiro. Dados da Estação de Avisos Fitossanitários de Varginha/MG comprovam que a falta de chuva contribuiu para um déficit hídrico em 2006, superior aos anos anteriores.
Em dezembro de 2006 e janeiro de 2007, as lavouras sofreram com excesso de chuvas. Os índices pluviométricos destes meses registraram 1100 mm, enquanto o normal para este período estava em torno de 600 mm. Segundo Roberto Maegawa, agrônomo responsável pelo setor técnico da cooperativa, “o excesso de chuva facilitou o surgimento de doenças, principalmente cercóspora, que diminui o peso do grão e afeta a qualidade do café. Outros efeitos negativos também são o atraso nas aplicações de defensivos que controlam as pragas e doenças e no manejo das lavouras”.