Publicação: 20/03/07
O movimento total de cargas nos portos brasileiros, marítimos e fluviais, cresceu 6,6% no ano passado, passando de 649,4 milhões de toneladas em 2005 para 692,3 milhões de toneladas. A movimentação de contêineres, em particular, teve um crescimento bem mais expressivo. Em termos de toneladas, houve um salto de 51,86%, saindo de 41,67 milhões de toneladas para 63,28 milhões de toneladas movimentadas em contêineres.
Em unidades, os portos brasileiros movimentaram 3,85 milhões de contêineres em 2006, 7,6% a mais do que no ano anterior. Os dados fazem parte de balanço da atividade portuária elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os números incluem qualquer tipo de embarque ou desembarque de mercadorias nos portos, relativos a exportações, importações e também à navegação de cabotagem.
O superintendente de Portos da Antaq, Celso Quintanilha, comentou que, apesar de os números expressarem um fato positivo – o crescimento do volume de transações comerciais -, por outro lado acentuam a preocupação com relação ao possível esgotamento da infra-estrutura portuária do País.
“Poderemos ter problemas, futuramente, caso não sejam feitos investimentos na infra-estrutura dos portos”, disse Quintanilha.