Publicação: 13/03/07
Porto de Santos terá seu primeiro terminal “multipurpose” [capaz de embarcar vários tipos de produtos] funcionando em até cinco anos. A instalação, que vai operar tanto granéis líquidos, como contêineres, já começou a ser planejada pela empresa Brasil Terminal S.A. e deve custar entre R$ 750 e R$ 800 milhões.
O empreendimento será construído em uma área de 292 mil metros quadrados na Alemoa, que está ambientalmente comprometida, pois abrigou durante 30 anos um lixão, desativado em 2003. Os custos com a remediação ambiental estão estimados em R$ 300 milhões. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) comemora os projetos no local que, no passado, deu muita dor de cabeça. “Estamos passando para a iniciativa privada o ônus da remediação ambiental de uma área que era utilizada pelo poder público”, disse o Diretor Comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Fabrizio Pierdomenico.
Pierdômenico destaca que o novo terminal ampliará a capacidade operacional do Porto, transformando um passivo em um ativo financeiro e operacional. Segundo ele, o contrato de arrendamento da área estipula que o terminal precisa movimentar 72,4 milhões de toneladas, em 20 anos. Considerando os cinco anos que levará para ficar pronto, é esperada uma movimentação mínima de 4,8 milhões de toneladas por ano. Em 2007, o Porto de Santos movimentou 76,3 milhões de toneladas de cargas, ou seja, o terminal traria hoje um crescimento de 6% na capacidade do porto.