agrocafé: autoridades e lideranças abrem evento com entusiasmo

Por: Último Segundo

05/03 – 13:42 – Agência Safras


 


SAFRAS (05) – A oitava edição do Agrocafé Simpósio Nacional do Agronegócio Café foi aberta oficialmente na manhã de hoje. A abertura do evento foi feita por organizadores do Simpósio, autoridades do Estado e do Governo Federal.


Compuseram a mesa o Presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Silvio Leite, o Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, Geraldo Simões de Oliveira, que também representou o governador baiano, Jacques Wagner (PT); o Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu Costa Lima, representando o Ministro Luis Carlos Guedes; a presidente da Associação Comercial da Bahia, Lise Weckerle; o presidente da Associação dos Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA), Humberto Santa Cruz; o diretor do Conselho Nacional do Café(CNC), Silas Brasileiro; o diretor da Associação Brasileira da Industria do Café (Abic), Natan Herszkowicz, o diretor do Sebrae Regional Bahia, Paulo Manso Cabral; o superintendente do Banco do Nordeste, Paulo Sergio Rebouças Ferraro; o superintendente de Varejo da Bahia, Banco do Brasil, Geraldo Afonso Dezena; e o gerente geral da FAFEN BA (Petrobrás), Julio Furukawa. Também estavam presentes à solenidade o presidente de Honra da Assocafé e Coordenador Geral do 8 Agrocafé, João Lopes Araújo, o superintendente do CIC (Centro de Inteligência do Café), Agnaldo José de Lima, o prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, os deputados federais João de Almeida (PSDB/BA) e Jusmari de Oliveira(PFL/BA), o presidente da Comissão do Café da Bahia, Antonio Luis Figueira e Ejacio Simões, superintendente da Política de Agronegócio da Sectária de Agricultura do Estado da Bahia. O pronunciamento inicial foi feito pelo presidente da Assocafé, Silvio Leite, que destacou a importância do Agrocafé para a política cafeeira nacional.


Além de adiantar um pouco da programação do evento, Leite também questão de ressaltar a grande evolução do setor cafeeiro na Bahia. O crescimento é notável. Em 2000, a Bahia exportou cerca de 42 mil sacas pelos portos do estado, já no ano passado este número ultrapassou a marca de 350 mil sacas. Apesar da Bahia não ser o maior produtor brasileiro, é uma boa anfitriã e representante da cafeicultura moderna, de qualidade e de eficiência, afirma. O presidente da Assocafé aproveitou ainda para anunciar a data da nona edição do Agrocafé, que acontecerá de 03 a 05 de março de 2008.


Para Leite, a revolução no setor cafeeiro é evidente. “Esta revolução não aconteceu por acaso. Investimentos em pesquisas, nos concursos de qualidade e na qualidade do produto propriamente dito, são diferenciais. Temos a chance de tomar o café com prazer”, afirma levando em conta a escolha na hora da compra.


O Governador da Bahia, Jacques Wagner(PT/BA) não compareceu à solenidade de abertura, conforme anunciado, mas foi representado pelo Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, Geraldo Simões de Oliveira, que justificou sua ausência. O governador enfatizou que o café é de grande importância no setor agrícola, mas ele estava reunido com o Ministro da Integração Social, Pedro Brito, que visita a Bahia, logo após o encontro ele seguirá para Brasília, onde discute assuntos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), justifica o secretario. Para ele, a Bahia se sente honrada em ter o privilégio de sediar o 8 Agrocafé. O evento nos brinda com a presença das lideranças mais expressivas dos diversos segmentos da economia cafeeira de nosso país e não tenho dúvidas de que os temas da programação são da maior importância e certamente a sua abordagem e discussões contribuirão para melhorar cada vez mais a competitividade de nosso produto, adianta.


Costa Lima afirmou, durante a abertura, que o café vem recuperando gradualmente interna e externamente seu lugar. O secretário afirma que o café vive uma de suas melhores fases. Quando o ministro Roberto Rodrigues assumiu a Pasta da Agricultura o preço da saca no mercado externo estava na casa dos US$30,00 dólares, hoje este valor está por volta dos US$ 130,00, diz o secretário.


“Todas as culturas devem se espelhar no que acontece com o café, completa.


Para ele, o é e será um bom negocio pelo menos para os próximos 10 anos. Isso se deve aos baixos estoques e o aumento do consumo, ressalta. Após a solenidade de abertura foi apresentado o painel “A Revolução da Qualidade do Café” com a participação de José Francisco Pereira, conselheiro da BSCA Associação Brasileira de Cafés Especiais, Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC Associação Brasileira da Indústria de Café e de Márcio Milan, diretor do Grupo Pão de Açúcar.


As informações partem da assessoria de imprensa do evento.


(FR)


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.