Café especial leva prêmio

14 de fevereiro de 2007 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café
Por: 12/02/2007 05:02:53 - Jornal Estado de Minas

Eduardo Rocha/RR – 12/7/04


Cada produtor pode inscrever até dois lotes, com mínimo de 21 sacas
Desde sábado estão abertas as inscrições do 4o Concurso de cafés Naturais do Brasil – Late Harvest, safra 2006/2007, promovido pela Associação Brasileira de cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês). Podem participar produtores de café arábica de todo o país, desde que tenham certificadas as boas práticas agrícolas, a conformidade social e a garantia de segurança alimentar. Os vencedores terão direito de vender seus lotes em leilão internacional, via internet.


Os cafés naturais são aqueles secos lentamente ao sol, num processo que permite a migração de açúcares da polpa para o grão, resultando numa bebida mais encorpada. Justamente por causa disso, o concurso recebeu o nome de “Late Harvest” (colheita tardia) – um paralelo com vinhos feitos com uvas colhidas num estágio avançado de maturação, que ficam muito mais doces e encorpados.


Cada produtor pode inscrever até dois lotes de café, com um número mínimo de 21 sacas de 60 quilos . O lote inscrito no concurso deverá ser classificado como tipo 2 pela tabela COB – Classificação Oficial Brasileira. A respectiva amostra do lote inscrito deverá conter 2 quilos de café beneficiado (peneira 16 ou 17 acima), estar embalada em sacos plásticos próprios e identificada com nomes do produtor e da propriedade e endereço. A amostra, acompanhada da ficha de inscrição, deverá ser enviada para o escritório da BSCA até 23 de março, para Associação Brasileira de cafés Especiais – Rua Tiradentes, 137-A, CEP 37.140-000, Areado (MG). O regulamento completo pode ser obtido no site www.bsca.com.br.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.