A produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, está caindo na preferência de milhões de consumidores no Brasil e no mundo
OS alimentos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos, são uma excelente opção de negócios em 2007 e para os próximos anos. Estima-se que esse mercado no Brasil cresce cerca de 50% por ano, muito mais do que na Europa, grande consumidor desse tipo de alimentos. É uma excelente oportunidade para quem produz e para quem vende. Atento à tendência mundial por alimentos mais saudáveis, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investe em 49 projetos de agricultura orgânica em 15 estados e desenvolve a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), que implantou em 2006 cerca de 1.000 módulos em nove estados. Ao todo, são cerca de 3.000 agricultores familiares beneficiados.
Os projetos apoiados pelo Sebrae oferecem um supermercado completo. Vão desde sorvete e flores até cachaça e vinagre orgânicos, passando por café, castanha, ovos, mel, cachaça, açúcar, leite e derivados, barras de frutas desidratadas, temperos, grãos (arroz, feijão, milho), carne, frango, lingüiça, geléias, doces, compotas, iogurte, camarão, ostras, coco, manga, entre outros.
No município de Vassouras (RJ), já há serviços de entrega em domicílio. É do grupo Orgânicos do Vale, do município de Vassouras (RJ), que recebeu o Prêmio de Núcleo Destaque em 2006, do Projeto Empreender, parceria entre a Confederação das Associações Comerciais do Brasil e o Sebrae. As entregas domiciliares aumentam em 20% a renda mensal dos dez produtores do grupo.
MERCADO
A produção orgânica é também um nicho para ampliar as compras governamentais a favor de micro e pequenas empresas, como estabelece a Lei Geral do segmento, que já está em vigor. A prefeitura de Muqui (ES) compra alimentos produzidos por agricultores do Pais, o programa agroecológico criado pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional. A tecnologia é oferecida gratuitamente pela instituição a qualquer interessado.
O Sebrae apóia a participação de empreendedores em eventos do setor, como ocorreu na Biofach, em São Paulo, em outubro, onde foram negociados 2 milhões de reais. Lá, a Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), que congrega 300 famílias de Mato Grosso, apresentou sua nova marca, a Bioagrepa. No mesmo evento, a Assaci ação de Produtores de Orgânicos do Médio Oeste do Paraná, lançou o café orgânico embalado a vácuo com a marca Organivida.
Uma boa fórmula para conquistar mercados com a produção de orgânicos é obter certificados que atestem a ausência de agrotóxicos. Hoje, estima-se que existam no Brasil 12.600 produtores de orgânicos certificados. “Os produtores perceberam um nicho importante de mercado que diferencia produtos”, avalia o diretor-técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza.