Consumo de café no Brasil cresce 5,1% em 2006

1 de fevereiro de 2007 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: 01/02/2007 16:02:17 - Gazeta Mercantil

SÃO PAULO, 1 de fevereiro de 2007 – O consumo de café no Brasil, o maior produtor e o segundo maior consumidor do grão do mundo, cresceu 5,1% nos últimos 11 meses encerrados em outubro do ano passado na comparação com igual período do ano anterior. O volume consumido atingiu 16,33 milhões, contra 15,53 consumidas entre novembro de 2004 e outubro de 2005, segundo o levantamento realizado pela Área de Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de café (Abic). Hoje o País fica atrás apenas dos Estados Unidos no consumo da bebida.


Desde 2003, o consumo de café no Brasil evoluiu 19,2% – bem acima da média mundial – saindo de 13,7 milhões para os atuais 16,33 milhões de sacas. No mundo, segundo dados da Organização Internacional do café (OIC), o crescimento nesse período ficou em 1,5% ao ano, na média. O mercado brasileiro ganha cada vez mais destaque, e já representa 14% da demanda mundial, disse presidente da Abic, Guivan Bueno. Os 16,33 milhões de sacas representam mais de 50% do consumo interno de todos os 57 países produtores de café, que é estimado pela OIC em 31 milhões de sacas ao ano, acrescenta.


Para o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, a expansão do consumo interno é resultado de um conjunto de fatores, a exemplo da melhoria contínua da qualidade do café oferecido aos consumidores, que foi ampliada com o Programa de Qualidade do café (PQC), lançado pela entidade no final de 2004 e que, atualmente, já certifica mais de 160 marcas em todo o Brasil. Ele também cita como fatores a consolidação do mercado de cafés tipo Gourmet ou Especiais, diferenciados e de alta qualidade; e a melhora muito significativa da percepção do café quanto aos aspectos dos benefícios para a saúde, como resultado dos grandes investimentos no Programa café e Saúde, que todo o agronegócio apóia. (Viviane Monteiro – InvestNews)

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