Agência EFE
VARSÓVIA – O Brasil inaugurou, nesta segunda-feira, em Varsóvia o quinto centro de distribuição de produtos que possui no mundo.
— O objetivo do centro é aumentar as vendas de mercadorias brasileiras na Polônia e desenvolver a colaboração entre as empresas dos dois países — informou o presidente da brasileira Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Juan Quirós.
Os principais artigos que serão distribuídos através do centro comercial brasileiro serão as bebidas alcoólicas feitas com cana-de-açúcar, sucos, café, artigos de alumínio, equipamentos médicos, máquinas e instalações, materiais plásticos e cosméticos.
Quirós acrescentou que o centro colabora com 56 empresas brasileiras que, em sua maioria, já operam no mercado polonês.
O centro brasileiro, cuja preparação custou US$ 1 milhão, tem superfície de 1.000 metros quadrados e compreende estabelecimentos comerciais, escritórios e salões para conferências e reuniões.
Os outros quatro centros de distribuição dos produtos brasileiros que há no mundo ficam em Lisboa, Miami, Frankfurt e Dubai.
Em 2006, o volume das operações comerciais entre Polônia e Brasil alcançou o valor de US$ 700 milhões. O déficit comercial da Polônia superou os US$ 200 milhões.
Os principais produtos vendidos pelo Brasil à Polônia são os aviões da Embraer, tabaco, café em grão e solúvel e o minério de ferro, enquanto o principal produto exportado pela Polônia são os adubos minerais e peças para motores.