Além dos anúncios que começaram a ser publicados no último final de semana nas principais revistas do País e que serão inseridos até as edições de 17 de dezembro, a campanha de promoção institucional do produto ganha um reforço adicional a partir desta sexta-feira: o filme publicitário “Café. Ritmo do Brasil” que será veiculado em 266 salas de cinema de 37 municípios até a véspera do Natal, 21 de dezembro.
Essa campanha faz parte do Programa Integrado de Marketing dos Cafés do Brasil, (PIM 2006) realizado com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e coordenado pelo Grupo Gestor de Marketing do Conselho Deliberativo da Política do Café (DPC), órgão integrado por representantes da iniciativa privada (produção, exportação e indústrias de café torrado e moído e de solúvel) e do governo, e vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Com um orçamento de R$ 1,8 milhão, a campanha ainda inclui a produção de quatro folhetos institucionais, que trazem informações gerais sobre o agronegócio e dados específicos de cada um dos quatro setores que integram a cadeia (produção, exportação, indústria de café torrado e moído e indústria de café solúvel). A tiragem total é de 4,5 milhões de exemplares. Inclui também a produção de um documentário, de 7 minutos, que igualmente aborda o mercado como um todo e os seus segmentos. Esse vídeo será desdobrado em quatro filmes setoriais, de 4 minutos cada. Esses materiais serão utilizados como ferramenta de promoção dos Cafés do Brasil pelo governo, entidades e empresas, em feiras, seminários, promoções no varejo e em pontos de consumo e em outros eventos diversos.
“Essa campanha, inédita por sua abrangência, coincide com um momento muito especial do café, que é o interesse despertado na mídia pelas pesquisas em torno da questão de Café e Saúde, que mostram que o consumo diário, e em doses de 3 a 4 xícaras, traz benefício e é saudável às pessoas, e também pela entrada no mercado brasileiro de importantes redes de cafeterias, como a Starbucks, que abriu duas lojas em São Paulo no final de novembro, e a Nespresso, que inaugura sua primeira boutique de café no próximo dia 12, também na capital paulista”, diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
A campanha do PIM-2006 também ganha maior grau de visibilidade com a adição de inúmeras atividades que deverão ser realizadas por todo o país por indústrias e entidades setoriais. Como exemplo, Herszkowicz cita as torrefadoras, que podem aproveitar o período para promover desde parcerias locais com o varejo, diferenciando a área de exposição do produto nos supermercados, até realizar degustação nas próprias salas de cinema. “São essas ações que sempre enfatizamos junto aos associados e dentro do nosso Programa de Qualidade do Café (PQC). É atrair consumidores a partir da melhoria contínua da qualidade e do fornecimento de produtos inovadores e diferenciados”.
“Café. O Ritmo do Brasil” – O filme “Café. Ritmo do Brasil” foi produzido pela Lage’Magy Publicidade e veiculado em rede nacional em 2005. Entre abril e maio passado, foi inserido pela primeira vez na programação de diversas salas de cinema, iniciativa que agora se repete.
O anúncio, em ritmo bem dançante e contagiante, conceitua o café como uma bebida natural que reúne, agita e alegra as pessoas. O objetivo é conquistar novos consumidores.
Confira abaixo as cidades.
UF | Cidade | UF | Cidade |
AL | MACEIÓ | PR | CURITIBA |
AM | MANAUS | PR | LONDRINA |
BA | SALVADOR | RJ | RIO DE JANEIRO |
BA | FEIRA DE SANTANA | RJ | NILÓPOLIS |
CE | FORTALEZA | RJ | CAMPOS |
DF | BRASÍLIA | RJ | PETRÓPOLIS |
DF | TAGUATINGA | RJ | BARRA MANSA |
DF | GAMA | RS | PORTO ALEGRE |
ES | CAC .DO ITAMERIM | SC | FLORIANOPOLIS |
ES | COLATINA | SP | SANTO ANDRÉ |
ES | SERRA | SP | RIBEIRÃO PRETO |
ES | VILA VELHA | SP | CAMPINAS |
MG | BELO HORIZONTE | SP | SANTOS |
MG | CONTAGEM | SP | SÃO PAULO |
MG | JUIZ DE FORA | SP | FRANCA |
MG | UBERLÂNDIA | SP | MARILIA |
MG | PATOS DE MINAS | SP | SANTA B.D´OESTE |
MS | CAMPO GRANDE |
|
|
PB | JOÃO PESSOA |
|
|
PE | RECIFE |
|
|
As entidades que participam do CDPC, representando a iniciativa privada, são:
– ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café
– ABICS – Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel
– CeCafé – Conselho Nacional dos Exportadores de Café
– CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
– CNC – Conselho Nacional do Café