04/12/2006
O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, destacou nesta segunda-feira (04) que o Paraná teve em 2006 uma área total de 103 mil hectares produzidos com café, atingindo 2,2 milhões de sacas, cerca de 56% a mais que no ano passado. O programa, segundo ele, envolve mais de mil agricultores e gera cerca de 70 mil empregos em 212 municípios. “Contando também com 130 indústrias de torrefação e duas de café solúvel. O Paraná é o 5º produtor nacional de café”, frisou.
O secretário executivo da Câmara Setorial do Café, Paulo Franzini, disse que o Paraná está resgatando algo que há muito havia perdido. “Então o programa que começou há 15 anos atrás, resgatando a questão da revitalização da cafeicultura, melhorando a produtividade e há cinco anos passamos a trabalhar com a qualidade e os concursos são os mecanismos de legitimar isso”.
De acordo Franzini, o projeto no Paraná, que em 2006 participou pelo segundo ano consecutivo do concurso em nível nacional, envolveu 476 produtores de 59 municípios. “No ano passado ficamos em quinto lugar nas duas categorias e este ano ficamos em campeão do café natural e do cereja descascado”, destacou.
Heloísa Prado – Bonde
Londrina