A Starbucks Coffee Company e a Starbucks Brasil anunciaram nesta quinta-feira
que as duas primeiras lojas brasileiras da rede de cafeteria, localizadas no
MorumbiShopping, em São Paulo, iniciam suas atividades na primeira semana de
dezembro. A primeira loja, que abre as portas ao público nesta sexta-feira (1º
de dezembro), localiza-se na ala nova do shopping, sendo que a segunda, cujas
operações começam na próxima segunda-feira (4 de dezembro), está situada ao lado
da Saraiva MegaStore.
“São Paulo será um trampolim para a estratégia de expansão da Starbucks no
Brasil – um país com rica tradição, herança e cultura de café, que apreciamos e
respeitamos”, disse o presidente da Starbucks Coffee International, Martin
Coles. “A abertura de nossas duas primeiras lojas em São Paulo representa outro
passo significante para a Starbucks no nosso objetivo de construir uma marca
global.”
A partir de agora, consumidores de São Paulo e de outras partes do País terão
a oportunidade de freqüentar a Starbucks, degustar os cafés de alta qualidade da
rede, desfrutar do famoso serviço de atendimento e do conforto da rede, que
realiza, semanalmente, mais de 40 milhões de atendimentos ao redor do mundo. A
Starbucks quer complementar a cultura cafeeira que já tem o Brasil, maior
produtor de cafés do mundo com sua experiência em cafeterias.
“Nós estamos emocionados em abrir nossa primeira loja Starbucks no Brasil”,
declarou a gerente-geral da Starbucks do Brasil, Maria Luisa Rodenbeck, que
disse acreditar que a parceria com a Starbucks irá beneficiar também o setor de
café como um todo. “Os brasileiros terão oportunidade de carreira em uma das
mais reconhecidas marcas mundiais de café, opções de escolha entre novos
cafés-premium e um sofisticado e acolhedor ambiente onde poderá se encontrar com
a família e amigos enquanto descobrem nossos quitutes e bebidas preparadas ao
gosto do cliente”, completou.
O presidente da Starbucks para a América Latina, Buck Hendrix, disse que a
empresa está encantada com a abertura das lojas de São Paulo. “Eu estou
particularmente feliz em trazer a Experiência Starbucks para uma região que é
área de cultivo de muitos de nossos cafés exclusivos, além de ser um dos
melhores produtores de café do mundo. Nós queremos contribuir para o vibrante
hábito paulistano de beber café e também construir um ótimo relacionamento com
os brasileiros.”
Entre os elementos característicos e únicos que fazem da Starbucks uma
empresa especial estão os baristas da companhia, hábeis para preparar a bebida
favorita de seus clientes. “A customização das nossas bebidas, seguindo as
especificações dos nossos clientes, é uma das características que fazem a
Starbucks especial e divertida para nossos consumidores”, disse Flavio
Guimaraes, um dos dois primeiros gerentes das lojas Starbucks. “Nossos partners
(funcionários) não vêem a hora de ajudar os clientes a eleger suas bebidas
favoritas e dividir com eles seus conhecimentos em café”, comentou o também
gerente de loja, Bruno Pappa. Ambos disseram, ainda, que vão conduzir seus
clientes para experiências com variedades de cafés do Brasil e de outras partes
do mundo.
Além de abrir suas primeiras lojas no País, a Starbucks quer apoiar projetos
sociais desenvolvidos em comunidades em que ela atua no Brasil. Antes de abrir
suas operações no Brasil, a Starbucks firmou parceria com a ONG Todos Pela
Educação, uma instituição não-governamental engajada em apoiar iniciativas
educacionais. Na noite que antecede a inauguração da primeira loja (30 de
novembro), a Starbucks vai organizar um evento de caridade com doações
revertidas para a Escola Estadual Oswaldo Aranha, na capital. A Starbucks irá
dobrar o valor das doações para que a biblioteca da escola seja ampliada.
“Contribuir com as comunidades em que a Starbucks atua é parte fundamental da
nossa cultura”, disse Hendrix. “Além de construir uma biblioteca nova, maior e
mais moderna, nós iremos providenciar os livros necessários para garantir um
melhor ambiente de estudo para a escola”, completou Maria Luisa. A Escola
Estadual Oswaldo Aranha atende mais de 1,6 mil estudantes e foi escolhida pela
Strabucks por conta dos seus excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM) e no seu compromisso de educar seus estudantes da melhor maneira
possível. “Nós estamos satisfeitos por estabelecer uma parceria tão benéfica e
enobrecedora”, concluiu a gerente-geral da Starbucks Brasil.
Sobre a Starbucks no Brasil
As duas primeiras lojas Starbucks no Brasil funcionarão no 2º piso do
MorumbiShopping (ala nova) e no 1º piso, junto à Saraiva Megastore. A primeira
tem 180 m² e 60 lugares. A outra, 205 m² e 56 lugares internos, além de 20
lugares externos, em uma área com móveis Starbucks no mall. Ao todo, as duas
lojas terão cerca de 50 funcionários, todos certificados como baristas após
rigoroso treinamento ministrado por especialistas da Starbucks. Todos os
gerentes e assistentes de gerentes fizeram seu treinamento nos Estados Unidos e
no Chile. O horário de funcionamento das lojas será o mesmo do shopping, das 10
às 22 horas nos dias úteis e das 14 às 20 horas aos domingos e feriados. Todos
os cartões de crédito e débito serão aceitos.
Sobre a Starbucks Coffee Company
Por meio da dedicação de seus apaixonados partners (funcionários), a
Starbucks transformou a forma como as pessoas tomam café nos 37 países onde está
presente. A rede é líder mundial em cafés premium, com mais de 12 mil pontos nos
Estados Unidos, Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina. O compromisso da
Starbucks é oferecer cafés da mais alta qualidade e proporcionar um atendimento
muito cordial e personalizado, hoje conhecido como “The Starbucks Experience”,
além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua equipe, dos
plantadores de café dos quais adquire seus grãos e dos países e comunidades onde
eles vivem. Por meio da Ethos Water, a Starbucks demonstra a sua longa história
de consciência social em todos os aspectos do seu negócio, doando parte das
vendas desse produto à missão de limpar o planeta. A companhia também delicia
seus consumidores produzindo e vendendo produtos de sucesso tais como a bebida
engarrafada Starbucks Frappuccino®, os drinques de café, Starbucks DoubleShot®,
drinques espresso e os sorvetes superpremium Starbucks®, bem como o seu Licor
Cremoso. Isso se processa por meio de acordos de marketing e de distribuição
desses produtos em outros pontos de venda, tais como supermercados, lojas de
conveniência, e clientes corporativos. O portfolio de marcas da empresa inclui
os superpremium chás Tazo®, o selo musical Starbucks Hear MusicT, Seattles Best
Coffee e Torrefazione Itália – marcas que levam a Starbucks a atender uma ampla
base de consumidores.