Cafeteria Starbucks abre loja em São Paulo nesta sexta-feira

30 de novembro de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Folha de São Paulo

30/11/2006 15:11:06 –

IVONE PORTES
da Folha Online

A rede de cafeterias americana Starbucks abre sua primeira loja no Brasil nesta sexta-feira.

Localizada no piso superior do Morumbi Shopping, zona sul de São Paulo, a loja conta com 180 metros quadrados e 60 lugares. Além do tradicional expresso, vai oferecer várias opções de bebidas à base de café e quitutes –doces e salgados.

Maria Luisa Rodenbech, diretora-geral da Starbucks no Brasil, afirmou que um dos grandes diferencial da rede é o atendimento ao cliente, com baristas hábeis para preparar as bebidas oferecidas e conhecimento amplo a respeito do café.

“Nossos baristas foram preparados com degustações e estudo geográfico sobre o cultivo do café”, afirmou.

O vice-presidente sênior da rede na América Latina, Buck Hendrix, ressaltou que não veio ao país para ensinar os brasileiros a tomarem café, mas para compartilhar uma experiência. “Temos a humildade de reconhecer toda a cultura de café nesse país.”

Na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, a rede inaugura sua segunda loja no Brasil, também no Morumbi Shopping, com 205 metros quadrados, 56 lugares internos e 20 externos, localizada ao lado da Saraiva MegaStore.

Com a entrada no Brasil, a rede está presente em 38 países, sendo três na América Latina –contando Chile e Peru. Mas, segundo Hendrix, já avalia outras oportunidades na região, como Argentina e Colômbia.

“Quando vamos entrar nesses países, vai depender de encontrarmos bons parceiros”, disse.

Já a expansão para outras regiões do Brasil, de acordo com o executivo, vai depender do “sucesso” da rede em São Paulo.

“Precisamos primeiramente nos concentrar em São Paulo, que é o centro econômico do país.”

As duas lojas de São Paulo vão empregar cerca de 50 funcionários, todos certificados como baristas, após passarem por um rigoroso treinamento ministrado na própria rede.

Especialidades

A rede de São Paulo vai trabalhar com 15 linhas de café cultivados em várias regiões do país, sendo dois deles especificamente brasileiros: o Brasil Blend e o Brasil Ipanema Bourbon.

Entre os vários produtos que o consumidor poderá encontrar na loja está o tradicional café expresso a R$ 2,80 e bebidas como o café Mocha –expresso, chocolate, leite vaporizado e Chantilly– que custa de R$ 6,50 a R$ 8,60, dependendo do tamanho (300 ml, 400 ml e 500 ml).

A rede procurou também se adptar ao gosto brasileiro e não vai faltar o tradicional pão de queijo (R$ 2). Além disso, criou os muffins salgados –uma exclusividade da loja no Brasil–, como o de mussarela de búfala, tomate e rúcula (R$ 6,50).

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