Praça do celular
24/10/2006 05:10:05 – Claro vai ocupar o lugar onde funciona A Cafeteria e fechar o círculo formado pelas operadoras no coração da Savassi
Karla Mendes Cristina Horta/EMA Cafeteria vai dar lugar à loja da Claro, bem ao lado da TIM As quatro operadoras de telefonia celular que já se digladiam por meio de campanhas promocionais e também em espaços físicos lado a lado, frente a frente, ou bem próximas umas das outras nos principais shoppings e corredores comerciais de Belo Horizonte, vão concorrer entre si em um dos pontos mais nobres da capital para o setor: a Praça Diogo Vasconcelos, a Praça da Savassi. Vista como uma verdadeira “praça da telefonia”, já que, há algum tempo, a Telemig Celular, TIM e Oi ocupam posição de destaque em suas principais esquinas, a Claro que, desde o início de suas operações em Minas Gerais há cerca de um ano, negocia um ponto no local, finalmente, fechou negócio: vai se instalar onde funciona A Cafeteria, mais conhecida como “café Três Corações”, que funciona na esquina da Avenida Cristóvão Colombo com a Rua Antônio de Albuquerque.
A empresa não confirmou a negociação, alegando que não se pronuncia sobre transações comerciais. Mas para os funcionários da Cafeteria, que está há nove anos no imóvel alugado no “coração da Savassi”, a vinda da Claro para o local é fato consumado. “A pressão econômica foi muito grande”, confessa um funcionário, que preferiu não ser identificado. “Domingo é o último dia de funcionamento neste ponto. Mas não vamos fechar as portas. Estamos negociando um local bem próximo daqui”, afirma.
O café Três Corações, que patrocina A Cafeteria e mantém um contrato de exclusividade com o dono do local, também confirma a negociação. “Foi uma pressão muito grande da Claro. Mas acho que é uma perda muito grande para o consumidor, pois a praça que ficou consagrada como referência cultural, se virar um centro de telefonia, vai ficar morta depois das 19h”, lamenta Cristiano Fonseca, supervisor de Marketing do café Três Corações em Minas Gerais. “Mas para não perder o carinho e a referência do público, em no máximo dois meses, vamos abrir uma cafeteria própria com a nossa marca, num raio de no máximo de 50 metros da Praça da Savassi na Antônio de Albuquerque ou Pernambuco”, afirma. Procuradas pelo Estado de Minas, as operadoras Telemig Celular, TIM e Oi não falaram sobre a entrada da quarta concorrente no ponto.
“Ali quase virou um shopping a céu aberto da telefonia celular”, comenta José Luis de Souza, diretor da Teleco, consultoria especializada em telecomunicações. “Já estava bem na hora de a Claro ir para ali, pois quem chega por último não pode dar muito espaço para as outras”, observa. Souza explica que essa estratégia de lojas concorrentes bem próximas uma das outras é uma tendência no Brasil inteiro, sobretudo em lojas próprias, que têm como foco clientes pós-pagos e de maior poder aquisitivo. “Por isso, ninguém quer ficar de fora da Praça da Savassi”, conclui.