17/10/2006 05:10:13 – Rodrigo Porto O Vale do São Francisco começa a ser “vendido” como destino turístico de Pernambuco. Após uma visita técnica, realizada por representantes dos órgãos de turismo Empetur (PE) e Bahiatursa (BA), agentes de viagens e o secretário de turismo de Pernambuco, Laedson Bezerra, um roteiro especial foi elaborado e chega às agências de viagens como pacote turístico, voltado para estudantes, técnicos, pesquisadores e empresários, além do público da Terceira Idade e apreciadores de vinho.
Para os amantes da bebida que vem das uvas, a região é um verdadeiro paraíso: com 8 mil litros engarrafados anualmente, o Vale do São Francisco é o segundo maior produtor de vinho do Brasil. O “Roteiro do Vinho” passa por oito municípios: numa das margens do Velho Chico (rio que divide os dois estados), Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, em Pernambuco; do outro lado, os municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá.
A poucos minutos do aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, o passeio começa no espaço cultural Ana das Carrancas, onde estão expostas peças em barro. Em seguida, uma parada na Calçada da Fama – uma casa toda enfeitada que funciona como um museu de celebridades, como Madonna e Bill Gates. Lá dentro, fotos e textos contam a história dos homenageados; do lado de fora, na calçada, os nomes das personalidades estão gravados no chão, assim como em Hollywood (EUA). Para experimentar as delícias da culinária regional, o jantar é no Bodódromo, um pólo gastronômico com 10 restaurantes especializados em carne de bode. Visitar a Petrolina Antiga e a sede do maracatu Matingueiros também estão no roteiro.
Imperdível é conhecer as vinícolas e degustar os vinhos da região. A começar pela propriedade Salva Terra, pioneira na exportação de uvas de mesa e para a elaboração de vinhos. O município de Lagoa Grande (PE) – conhecido como a capital nordestina da uva e do vinho – abriga seis das oito vitivinícolas existentes no Vale do São Francisco. A vititeca – uma plantação que exibe os 96 tipos de uva cultivados na região – e o Parque da Uva e do Vinho – onde acontece, a cada dois anos, a “Vinhuva Fest” – são atrativos do local. Na volta para Petrolina, uma parada na enoteca, no alto de uma montanha, para apreciar a vista para os extensos parreirais.
A excursão conta ainda com uma visita à barragem de Sobradinho (BA) e um passeio de barco pelas águas do rio São Francisco, quando os visitantes têm a oportunidade de descer na ilha do Massangano, cujos habitantes preservam suas tradições afro-brasileiras. Um jantar no complexo gastronômico Armazém café, em Juazeiro, marca o final do passeio. Os pacotes estão à disposição, por uma média de R$ 500 (incluindo transporte e três noites em hotel de categoria turística), nos balcões de nove agências de turismo do Recife.
SERVIÇO – OstraTur – 3429.0700 – Tambaú – 3326.7666 – GoldenWay – 3466.9100 – Mangaio – 3223.6151 – Mediar – 3341.2336 – Sítio Tour – 3465.9133 – Martur – 3465.7778 – Carpool – 3228.9677 – Lagos e Montanhas – 3226.9616