Queijo com biscoito
A cidade do Serro, no Circuito Turístico dos Diamantes, a 330 quilômetros de Belo Horizonte, tem no queijo um de seus principais produtos, além do turismo. Considerado o primeiro patrimônio imaterial do estado de Minas, o produto, famoso em todo o Brasil, é motivo da 23ª Festa do Queijo. Será de sexta-feira a domingo, no parque de exposições, com queijo na praça, forró do queijo, shows e diversão.
Diamantina, a 82 quilômetros do Serro e a 297 de Belo Horizonte, também faz festa, de 7 a 12, para comemorar o aniversário de 104 anos de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Concertos de música clássica e shows populares terminam com a entrega da Medalha JK a personalidades nacionais, quinta-feira. Este ano, serão lembrados também os 50 anos da posse de JK na Presidência da República e os 30 anos de sua morte. No calendário turístico de Diamantina, vale a pena ainda conhecer as vesperatas, dias 11, 16 e 30.
Em São Tiago, a 215 quilômetros de Belo Horizonte, a 7ª Festa do Café com Biscoito movimenta o Circuito Trilha dos Inconfidentes, de sexta-feira a domingo. O ponto alto será sábado, a partir das 16h, com o desfile da Parada do Café com Biscoito. São 21 alas enfeitadas de biscoitos que contam a história do alimento, que tem 45 fábricas no município, com uma produção mensal de 240 toneladas e 40 variedades doces e salgadas.
Os 105 anos de emancipação de Caxambu, no Circuito das Águas, a 361 quilômetros da capital, serão comemorados nos dias 15, 16 e 17, com programação cívica, desfile de fanfarras e shows com artistas nacionais. Já Manhumirim, a 311 quilômetros de BH e integrante do Circuito Turístico Pico da Bandeira, promove o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, no Parque Nacional do Caparaó, de quinta a terça-feira. Sábado será a vez da 10ª Festa à Fantasia.