A edição de junho/2006 da Revista Exame trouxe o Anuário Exame 2006/2007 com o ranking das 400 maiores empresas do agronegócio no Brasil e a COCAPEC está entre elas.
A Revista coletou mais de 8000 dados sobre companhias ligadas ao campo e juntamente com o apoio da FGV Projetos, braço de pesquisa da respeitada Fundação Getúlio Vargas, a Exame avaliou e estudou os dados de várias empresas a fim de nomear os destaques deste ramo. A COCAPEC conquistou o 296º lugar no ranking final.
A COCAPEC atravessou em seus 21 anos de atuação momentos de crise no setor cafeeiro e vem apresentando estabilidade nos últimos anos devido ao competente trabalho de seus administradores ao longo de sua história.
O ano de 2005, além de ter sido extremamente positivo, foi a primeira vez que a cooperativa distribuiu sobras de capital aos seus cooperados, este fato marca um estágio equilibrado e satisfatório para cooperativa e cooperados. Todas estas conquistas é resultado de um trabalho realmente cooperativista.
A posição obtida no Anuário é muito gratificante para todos os envolvidos nesta cooperativa e de suma importância para ela, pois é o reconhecimento pelo trabalho e dedicação à agricultura e ao cooperado. Tudo fruto da eficiência administrativa, mas acima de tudo, é fruto da participação e da confiança que o cooperado tem nesta instituição.
Fundada em 07 de julho de 1985, a COCAPEC encerrou 2005 com 1693 cooperados, 128 funcionários. Conta com 5 unidades: Claraval/MG, Capetinga/MG, Ibiraci/MG, Serra Negra/SP e Pedregulho/SP. Atua na Alta Mogiana e Circuito das Águas em mais de 30 municípios, oferecendo serviços para todos os estágios do agronegócio café.
Dentre eles o viveiro de mudas, armazenagem, assistência agronômica, laboratório para análise solo e folhas, classificação e comercialização de café e lojas com todos os insumos, máquinas e equipamentos que o produtor necessita, e ainda venda facilitada através de financiamento.