A Cocamar está apostando na chegada do frio para incrementar as vendas de suas marcas de cafés e cappuccinos. Distribuídos principalmente para pontos de vendas do Paraná e do interior de São Paulo, esses produtos ainda têm participação modesta no leque de itens destinados às gôndolas pela cooperativa – cujo campeão é o óleo de soja – e que deve faturar R$ 220 milhões em 2006.
No entanto, a Cocamar quer aproveitar o inverno deste ano para tentar aumentar em 25% os negócios com café torrado e moído – cujas marcas “Cocamar” e “Maringá” são encontradas em embalagens à vácuo e tradicional (almofada), tamanhos 250 e 500 gramas. Para isso, estão sendo desenvolvidas ações como degustação em pontos de venda.
O “Cocamar” é definido como um café prêmium, padrão exportação, enquanto o “Maringá” atende a preferência por um produto mais encorpado e extra-forte. Segundo o gerente de marketing e vendas da cooperativa, Marcos Orozimbo Rosas, embora o café seja consumido durante o ano inteiro no País, o período de maior demanda é o inverno. “Como a Cocamar está presente em toda a cadeia produtiva do café, ela controla a qualidade dos grãos utilizados no processo industrial e oferece um produto final que atende às expectativas dos consumidores”, frisou.
De 2003 para 2005 o consumo de café torrado e moído cresceu 23% no País, saltando de 294,4 mil toneladas para 364 mil toneladas. No mesmo período, o faturamento dessa categoria passou de R$ 1,946 bilhão para R$ 3,030 bilhões. As informações são da assessoria de imprensa da Cocamar.