Jacarta, 21 – As exportações de café da Indonésia podem cair abaixo de 200.000 toneladas neste ano devido à colheita ruim e aos estoques de passagem. Esta última estimativa de traders e participantes da indústria é significativamente menor que as 245.000 t informadas por funcionários da indústria no início deste mês. A colheita magra deste ano causou um duplo revés para a indústria, já que o baixo rendimento deprimiu os estoques, e a qualidade pobre reduziu a demanda, uma vez que os compradores ficam menos interessados, disse um trader que pediu para não ser identificado.
Rachim Kartabrata, secretário-executivo da Associação de Exportadores de Café da Indonésia, ou AEKI, disse que uma pesquisa da AEKI apontou uma queda de cerca de 30% nos níveis da colheita da principal região produtora de robusta de Sumatra, principalmente devido ao excesso de chuva.
As altas exportações em 2005 se deveram principalmente à abundante transferência de estoques dos outros anos e ao aumento do rendimento da colheita em relação aos anos precedentes.
Mas a exportação de arábica não será afetada, segundo ele. A Indonésia é o maior produtor mundial de café e o segundo maior de robusta depois do Vietnã. O robusta constitui de 85% a 90% da produção doméstica, e o arábica os 10% a 15% remanescentes. As informações são da Dow Jones.