Com a queda nos casos de COVID-19 em São Gabriel da Palha, que está em risco baixo, as atividades presenciais puderam ser retomadas cumprindo os protocolos.
Na última quarta-feira (15) mais de 30 mulheres integrantes do Núcleo Feminino da Cooabriel se reuniram presencialmente em São Gabriel da Palha-ES, pela primeira vez desde a última reunião ordinária do grupo realizada em março de 2020 quando avançava a pandemia na região.
Com a queda nos casos de COVID-19 em São Gabriel da Palha, que está em risco baixo, as atividades presenciais puderam ser retomadas cumprindo os protocolos.
O presidente a Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, deu boas vindas ao grupo na abertura do evento. “O projeto tem um papel social muito importante. O calor humano não se substitui e os encontros presenciais trazem muita motivação ao grupo”, disse.
Na expressão das mulheres a alegria de retornarem pela importância do núcleo na vida de cada uma.
“Muito feliz pelo recomeço. Estava me sentindo órfã sem vocês”, resumiu uma das integrantes, a cooperada Marilsa Will Verneki, de São Domingos do Norte-ES.
A ocasião foi oportuna para um levantamento da realidade da vida das integrantes neste período de pandemia, além de reflexões e também explicações a respeito de ações futuras.
De acordo com a coordenadora do Núcleo pela Cooabriel, Nadya Bronelle , a retomada das atividades trouxe muita alegria para o grupo. “Muito importante esse retorno e muito mais especial é a maturidade do grupo em vários assuntos debatidos. Oportunizamos uma roda de bate-papo para que cada uma falasse dos desafios, anseios e na verdade transformou-se em uma terapia de cura, com reflexões profundas, conselhos amigos e verdadeiros, além de discussões de temas familiares de grande valia. Foram grandes experiências de vidas compartilhadas para ajuda mútua”, avaliou.
Um novo encontro do grupo está marcado para outubro. A atual coordenadoria que foi eleita no início da pandemia deverá alinhar as novas ações para a nova etapa. O grupo atua em conformidade com os valores da cooperativa. Se orienta por grandes temas, como cooperativismo, empreendedorismo feminino, desenvolvimento pessoal, profissional e familiar.
A coordenadora do Núcleo Feminino e cooperada de São Gabriel da Palha, Jocelina da Penha Araújo Cuquetto, reforçou a importância dos encontros presenciais. “Podemos olhar nos olhos umas das outras. Temos muitos projetos para o futuro e estamos muito animadas”, comemorou.
Quem também celebra a retomada das reuniões é a vice-coordenadora do Núcleo e cooperada de Vila Valério-ES, Nailza Vilela André. “Viajo mais de 30 quilômetros para participar, mas vale muito a pena pela interação que fazemos. É como uma terapia, pois acumulo muitas funções na minha propriedade e esse é um momento que reservo para mim”, finalizou.