Homem mais velho de Cuba celebra 126 anos e nunca deixou de tomar café

17:13 19/06

19 de junho de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Último Segundo / Mundo

AFP


O homem mais velho de Cuba, o haitiano-cubano Benito Martínez Abogán, que viveu em três séculos diferentes, celebra nesta segunda-feira 126 anos de vida, desfrutando de uma longevidade satisfatória, disse à AFP um dos médicos que cuidam de sua saúde.

“Avião”, como é conhecido, esteve desde cedo cercado de amigos, médicos e enfermeiras na comemoração de seu aniversário com bolo e rum no Complexo Gerontológico Camilo Cienfuegos, em Ciego de Avila, 420 km ao leste de Havana.Nascido no Haiti em 19 de junho de 1880, segundo consta em seu documento de identidade, Martínez Abogán, que chegou a Cuba em 1925, é uma celebridade na ilha e é uma das pessoas mais velhas do mundo.


“Ele está bastante bem, com boa saúde. Há dois meses teve um transtorno urinário, mas neste momento está muito contente, festejando”, disse por telefone Noel López, especialista em Geriatria.López atribuiu a longevidade de “Avião” ao fato de ter hábitos e estilo de vida adequados.”Viveu no campo, onde o ar é bastante puro, comeu muita verdura, não abusou da gordura. Não é fumante, nem abusa do álcool”, completou o médico.


A saúde do centenário é invejável. De vez em quando, bebe um gole de rum e nunca deixou de tomar café. Não usa óculos, tem boa memória e ouve bem. Tem apenas uma deformação nos pés por ter vivido descalço por mais de 100 anos e, às vezes, é difícil entender sua forma de falar, uma mistura de castelhano e crioulo.Solteiro, não tem filhos e família em Cuba, mas teve namoradas. “Eu tive mulher, mas não me caso ainda. Tenho de pensar nisso”, afirmou, brincalhão.

Desde que chegou a Cuba, “Avião” trabalhou duro, ganhando a vida em plantações de café e cana-de-açúcar, na construção de pontes, estradas e vias férreas.Abogán já superou a meta do “Clube dos 120 anos”, formado por um grupo de longevos que têm como meta para viver mais e melhor a motivação, uma boa saúde e alimentação moderada, fazer exercícios, ter vida cultural e viver em um ambiente saudável.O “Clube dos 120 Anos” é uma divisão da Associação Médica do Caribe (Ameca), e é presidido pelo cientista cubano Eugenio Selman-Housein, chefe da equipe médica do presidente cubano Fidel Castro, que fará 80 anos em 13 de agosto.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.