Publicado em 19/12/2001
PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 2002/2003 PODE SUPERAR 39 MILHÕES DE SACAS
A primeira estimativa pós-florada da safra brasileira de café 2002/2003 foi avaliada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entre 37,6 e 39,6 milhões de sacas de 60,5 kg beneficiados, ante 28,1 milhões que estão sendo confirmadas para a safra 2001/2002. O parque cafeeiro nacional, pelos levantamentos realizados, ocupa uma área de 2,3 milhões de hectares. Para o secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Camargo Neto, a perspectiva de aumento da safra de café representa a oportunidade de o Brasil consolidar sua liderança no mercado mundial e continuar atendendo as necessidades do mercado interno.
Camargo Neto ressaltou que além de outras estimativas convergirem para os números do governo, o mercado mostra que até o início da colheita deve chegar a zero os “baixíssimos” estoques que ainda estão em poder da iniciativa privada.”É preciso parar de tratar estimativa de safra como instrumento de especulação, pois trata-se de trabalho técnico de levantamento de dados”, enfatizou.
O secretário alertou para uma brusca quebra de produção na safra 2003/2004 em decorrência da crise de preços. Ele avalia que a característica bi-anual da produção cafeeira será penalizada pela redução dos tratos culturais que as lavouras vêm recebendo em função dessa crise. “Esta característica vislumbra uma safra de no máximo 22 milhões de sacas, quantia que representa uma redução de 20% em relação a safra recém-colhida”, disse Camargo Neto, acrescentando que a produção dos dois próximos anos será insuficiente para o Brasil manter o mesmo volume exportado este ano.
Reiterou o compromisso do Ministério da Agricultura em apoiar o cafeicultor. Além do crédito rural já aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o governo está trabalhando a disponibilização de recursos adicionais e extraordinários no montante de R$ 600 milhões para realizar uma ampla operação de pré-comercialização pós-colheira. “Estaremos oferecendo empréstimos de 60% do valor da saca, com prazo de duração de dois anos, para cafeicultores que se interessarem em esperar a venda até 2003”, afirmou o secretário.
Fonte:www.agricultura.gov.br
Autor: Agroclubes – Data: 27/12/2001 20:26:02