Fotografia traça paralelo entre Brasil e Itália – História do café

Por: Jornal de Piracicaba

Marcos Finotti é autor das imagens que estão no Sesi, na mostra ‘Parallelo Brasil Itália’


Durante os dois meses que o fotógrafo paulistano Marcos Finotti passou na Itália, na pequena cidade de Porto Viro, província de Rovigo, onde tem parentes, foi capaz de capturar imagens interessantes que apresentam um paralelo com as paisagens e lugares do Brasil. O resultado poderá ser visto na exposição “Parallelo Brasil Itália”, que o artista abre hoje no Sesi Piracicaba. A entrada é gratuita.
As fotos mostram coincidências entre as diversas regiões da Itália e do Brasil, que só foram percebidas por Finotti quando ele voltou ao país. O fotógrafo, na profissão desde 1992, já fez assistência de direção de arte no curta-metragem “Caligrama”, da cineasta Eliane Caffé, e este ano participou da exposição coletiva “Nove Novos Fotógrafos”, na Universidade de São Paulo.

PARALELO – Segundo o agente consular da Itália em Piracicaba, Grazio Callicchio, as semelhanças entre Brasil e Itália são resultado de uma imigração antiga, que começou em 1874 e teve seu auge no início do século 20. “A mão-de-obra na Itália estava abundante e 1,3 milhão de imigrantes vieram para o Brasil para trabalhar nas fazendas de café espalhadas pelo interior de São Paulo por volta de 1936”, fala.
Segundo Callicchio, os paralelos entre os países vão além das imagens. “A Igreja do Monte Alegre, por exemplo, é uma típica capela encontrada na Itália. Não há como não achar semelhanças entre um país e outro, pois a imigração foi muito forte e as tendências arquitetônicas permaneceram. A gastronomia, a vestimenta e muitos outras manifestações ainda estão enraizadas entre nós”, fala.

SERVIÇO – Exposição “Parallelo Brasil Itália”, no Sesi Piracicaba (av Luiz Ralph Benatti, 600), na Vila Industrial. Até dia 25 de junho. Entrada gratuita. A mostra pode ser vista de terça a domingo das 10h às 17h, e aos feriados, das 12h às 17h. A data e horário foram enviados pelo Sesi Piracicaba. Mais informações: (19) 3421-5682.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.