Covid-19: medidas de higiene para restaurantes em todas as etapas

Como prevenir a Covid-19 em estabelecimentos de alimentação

2 de abril de 2020 | Sem comentários Cafeteria Consumo

O aumento dos casos de Covid-19 no Brasil fez com que estados e municípios tomassem medidas visando reduzir a circulação de pessoas para conter o alastramento da doença. Em grande parte do país, estabelecimentos voltados a alimentação fora do lar – como bares, restaurantes, pizzarias, padarias e churrascarias – foram fechados ao público. Porém, podem continuar oferecendo seus produtos por meio de serviços de delivery ou para retirada no local.

Já nas primeiras semanas da restrição, aplicativos de entrega de alimentos registraram aumento expressivo no volume de pedidos. De todo modo, os estabelecimentos precisam reforçar a cautela para proteger seus funcionários, entregadores e clientes da Covid-19. Os cuidados devem estar não apenas no preparo dos alimentos, mas também na hora de embalar, na entrega ou retirada dos produtos e no processo de pagamento.

Aumentar a frequência de higienização de mãos e ter atenção com os cuidados básicos de higiene pessoal são indicações que valem para todos. Com base em orientações da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e em recomendações de especialistas, preparamos uma lista de medidas que os estabelecimentos devem tomar para prevenir a disseminação da Covid-19. Confira a seguir o que deve ser feito em cada uma das etapas para tornar a operação mais segura para os elos da cadeia.

Preparo de alimentos

– Reforçar os cuidados básicos com a higienização de mãos e antebraços em todos os momentos;

– Não deixar pessoas gripadas ou resfriadas trabalhando;

– Orientar a equipe a cobrir a boca e em seguida higienizar as mãos e braços quando tossir ou espirrar;

– Ao receber as compras, limpar todas as caixas e as embalagens com álcool;

– Garantir também a higienização dos alimentos comprados: frutas, legumes e verduras podem ser colocados de molho por 15 minutos em uma solução com 1 litro de água misturada com uma colher de sopa de água sanitária e depois enxaguadas em água corrente;

– Higienizar com mais frequência o espaço onde são preparados os alimentos;

– Quem prepara os alimentos deve usar máscara, ficando atento para não manuseá-la e descartá-la após o uso.

Embalagem do alimentos

– Limpar todas as embalagens descartáveis que serão usadas com álcool 70%;

– Higienizar as mãos antes de embalar os alimentos e outros itens.

Entrega

– Disponibilize álcool em gel 70% para os seus entregadores, em embalagens que sejam fáceis de carregar;

– Os entregadores estão especialmente expostos à Covid-19 e devem ser orientado sobre manter uniforme e materiais limpos e higienizados de modo correto, ressaltando os seguintes pontos:

– Cada vez que retornar ao estabelecimento, o box deve ser higienizado por dentro com detergente neutro e álcool 70% ou com solução clorada (uma colher de água sanitária para cada litro de água) e no fim da jornada a limpeza deve ser feita por dentro e por fora;

– Higienizar as mãos antes de pegar a embalagem do produto;

– Não colocar o box diretamente no chão na hora da entrega;

– Na entrega, tocar a campainha e se afastar um 1,5 m do cliente (não manter qualquer outro contato físico);

– O ideal é usar máscara durante a entrega, transmitindo mais segurança ao cliente, mas ela não pode ser manuseada e deve ser descartada após o uso (não podendo ser reaproveitada);

– Para fazer outra entrega, higienizar as mãos com álcool em gel 70%;

– Manter a moto ou bicicleta sempre limpa e higienizada.

– Oriente os entregadores sobre a necessidade de manter a calma e a gentileza na hora da entrega e sobre o cuidado redobrado ao fazer uma entrega para pessoas idosas, que são mais suscetíveis a complicações se contraírem a Covid-19.

Pagamento

– Incentive o pagamento online, quando possível;

– Quando o cliente for utilizar dinheiro, coloque troco em um saquinho;

– Maquininhas portáteis podem ser envelopadas com filme plástico, que deve ser trocado a cada uso;

– No caso das máquinas maiores utilizadas no restaurante, limpar com álcool 70% a cada uso.

Retirada de alimentos no estabelecimento

– Disponibilizar para os clientes, na entrada do estabelecimento ou na janela de retirada de alimentos, o álcool 70% para higienização de mãos;

– Aumentar a frequência de higienização do espaço, limpando a área sempre que alguém circular pelo local;

– Manter distância dos clientes de pelo menos 1,5 m e evitar qualquer tipo de contato físico;

– Limitar a entrada de clientes no local e garantir que fiquem distantes uns dos outros.

A prevenção da disseminação da Covid-19 é uma responsabilidade de todos. Demonstrar cuidado em todas essas etapas além de ser importante para a saúde também reforça a confiança de trabalhadores e clientes.

Fonte:

Ultragaz Empresas

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