ESTÃO DISPONÍVEIS CURSOS DE TORRA, CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO, ALÉM DE DOIS WORKSHOPS
A Academia do Café traz ao público uma intensa programação de cursos onde o café é o protagonista. Em março, ainda é possível participar dos workshops de Torra e sobre a experiência de Júlia Fortini, atual campeã brasileira de Preparo de Café, contando sua preparação para o Mundial. Além disso, há cursos de Classificação e Degustação e Torra. As inscrições podem ser feitas no site da Academia do Café.
Entre os dias 17 e 19 de março, ocorre o curso de Torra, onde os participantes têm a oportunidade de aprender como torrar um café por perfil. São ensinadas as técnicas sobre a temperatura, o tempo e as etapas de uma torra ideal. A experiência inclui a torra e a prova do café até que chegue ao ponto. O curso, através da teoria e da prática, oferece os preceitos básicos para o domínio da arte de torrar o café.
O público terá uma experiência diferenciada com o Workshop com a campeã brasileira de Preparo de Café, Júlia Fortini, que acontece no dia 21 de março. Serão abordadas as variáveis da extração, como encontrar a receita adequada, relato sobre a vivência nas plantações da Etiópia, um pouco do que está por vir no Mundial 2020 e provas de cafés do mundo todo.
Nos dias 24 e 25 de março ocorre o Workshop de Torra. A ideia é esclarecer dúvidas sobre a torra e também a importância dela para a qualidade da bebida final. Para isso, será provado o mesmo café em diferentes pontos de torra, comparando o gráfico de cada uma delas.
Educar o paladar é algo desafiante, principalmente para saber diferenciar cafés e pontuá-lo. Por isso, em Classificação e Degustação, que acontece nos dias 26 e 27 de março, o aluno será introduzido ao método de prova de cafés especiais da Associação de Cafés Especiais da América. Os participantes aprendem desde a seleção do grão cru até a prova de cafés especiais, além de ser introduzido à diferença de torra e a importância da mesma.
Sobre a Academia do Café
A Academia do Café surgiu em 2011 como um espaço onde fosse possível educar os produtores de café sobre a qualidade do que era produzido e como melhorar. A partir de então, outras necessidades surgiram, desde a oferta de curso de baristas à apreciação de cafés especiais. O resultado, é a união, em um só lugar, de tudo aquilo que profissionais, comerciantes e amantes do café precisam.
Pioneira como espaço de treinamento do ramo e cafeteria de cafés especiais, a Academia é ainda, um laboratório onde é possível avaliar e selecionar lotes especiais que serão fornecidos para o mercado interno e externo.
As duas unidades de cafeterias da Academia do Café oferecem exclusivamente cafés brasileiros, de pequenos e grandes produtores do Brasil, sendo 70% de produção própria. São oferecidos vários métodos de preparo para os clientes e é executado um trabalho de formação de público para o conhecimento e apreciação de cafés especiais.
Coordenada por Bruno Souza, quarta geração de uma família produtora de café, primeiro brasileiro licenciado Q Grader e presidente da BECCOR, importadora americana de cafés especiais brasileiros e da Academia do Café Netherlands, importadora europeia de cafés especiais. A ida de Bruno para os Estados Unidos em 2002 aumentou a percepção de que era necessária a recuperação da imagem do café brasileiro no exterior e a importância de se propagar conhecimento aos produtores.
Serviço
Academia do Café – Cursos
Torra
Dias 17, 18 de março – Das 09h às 18h
19 de março – das 9h às 12h
Workshop com a campeã mundial Julia Fortini
Dia 21 de março
Das 9h às 14h
Workshop de Torra
Dias 23 e 24 de março
Das 18h às 20h
Classificação e Degustação
Dias 26 e 27 de março
Das 9h às 18h
Local: Academia do Café, R. Grão Pará, 1024 – Funcionários, Belo Horizonte
Inscrições: www.academiadocafe.com.br/