A comercialização da safra de café do Brasil 2018/19 (julho/junho) chegou a 74% até o dia 11 de fevereiro.
Porto Alegre, 15 de fevereiro de 2019 – O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em seis pontos percentuais.
As vendas estão atrasadas em relação ao ano passado, quando 78% da safra 2017/18 estava comercializada até então. A comercialização está também abaixo da média dos últimos 5 anos, que é de 78% para esta época.
Com isso, já foram comercializadas 47,38 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2018/19 de café brasileira de 63,7 milhões de sacas.
Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, as vendas por parte dos produtores avançaram ligeiramente melhor ao longo de janeiro, depois de um final de ano de poucos negócios. “O preço baixo reduziu o interesse de venda por parte do produtor. Mas, a necessidade de caixa e a sobra além do esperado de café, por conta da surpresa produtiva na atual temporada, acabou estimulando a realização de negócios”, comenta.
Em linhas gerais, a movimentação continua bem cadenciada, com o produdor buscando aproveitar repiques no dólar ou na ICE (Bolsa de Nova York) para fechar suas posições. “O mercado de necessidade também tem sido uma maneira do vendedor tentar ampliar a sua rentabilidade. Nesse sentido, cafés com certificados e bebidas mais finas levam vantagem”, conclui.
As vendas de arábica evoluíram melhor no último mês de janeiro, com o produtor comprometendo 72% da safra. Mesmo assim, o percentual comercializado continua abaixo de igual época do ano passado (76%) e também aquém da média para o período (78%).
Já a vendas de conilon alcançam 81% da safra, abaixo de igual época do ano passado (84%), mas acima da média de 5 anos (80%).
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS