Armazém do IBC deve abrigar indústria de alimentos – história do café em Umuarama Paraná

08/06/2006

Por: A Tribuna do Povo(PR)


Umuarama ainda carrega em sua história, as marcar evidentes do ciclo do café, que movimentou a economia nacional principalmente no final da década de 60 e na de 70, o que fez a cidade vir a abrigar uma das unidades de recebimento de café da com armazéns do Instituto Brasileiro do Café. Após a geada de 1975 e inconstâncias na economia, o município de Umuarama passou a direcionar sua economia para a produção de bovinos, reduzindo a produção do café regional, deixando em desuso as estruturas do IBC, que até o momento se encontram no município sem uma utilidade econômica/social evidente.


Diante da atual situação da grande maioria dos armazéns de café no Brasil, Umuarama pleiteia a utilização do espaço do IBC, para a implantação das estruturas do Projeto Aprender, que tem por objetivo instalar no local uma indústria de alimentos, gerando 400 empregos diretos.


A solicitação do projeto é do prefeito Dr. Luiz Renato em ofício encaminhado ao deputado federal Osmar Serraglio, onde solicita o apoio do mesmo para que se firme a pleiteada junto ao governo federal. O projeto se voltará para a qualificação profissional para o primeiro emprego, incubadora tecnológica para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com objetivo de fazer com que Umuarama venha a se tornar um Pólo Regional de Alimentos.


A Prefeitura de Umuarama propõe comodato em seu nome, para a viabilização do projeto apresentado. “É uma ação de suma importância para o desenvolvimento econômico de Umuarama em região”, complementa o prefeito, reafirmando a solicitação de representatividade do deputado junto ao Ministério da Agricultura e Conab.


Conforme o secretário municipal de infra-estrutura, Luiz Carlos Guerrer, a medida é de grande valia, pois, além de utilizar uma estrutura física em ‘desuso’ no município, sua serventia se voltaria também para a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local.


O pedido de intervenção em se tratado da causa foi encaminhado ao deputado Osmar Serraglio, com cópia também para seu amigo pessoal e companheiro da Câmara de Deputados, deputado federal Silas Brasileiro, de Minas Gerais, representante dos cafeicultores do País, que também deve intervir em esfera federal para a efetivação do Projeto Aprender em Umuarama.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.